Economia cresce 1,5%. Desemprego desce 0,2%

Números foram divulgados pelo INE esta segunda-feira. Desemprego desce para 12,1% em julho, economia cresce no segundo trimestre do ano.

A economia portuguesa cresceu 1,5% no segundo trimestre de 2015 face ao período homólogo e registou um crescimento em cadeia de 0,4%, segundo números hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os números hoje divulgados estão em linha com a estimativa rápida das contas nacionais trimestrais, divulgada a 14 de agosto pelo INE, segundo as quais o Produto Interno Bruto (PIB) registou um aumento homólogo de 1,5% no segundo trimestre deste ano, uma taxa de variação "idêntica à observada no primeiro trimestre".

Já a taxa de desemprego desceu 0,2 pontos percentuais em julho face a junho, para 12,1%, segundo a estimativa provisória divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"Em julho de 2015, a estimativa provisória da taxa de desemprego foi de 12,1%, diminuindo 0,2 p.p [pontos percentuais] em relação ao mês anterior", segundo o gabinete de estatísticas.

Os valores referentes a julho são provisórios, uma vez que se trata de um trimestre móvel em que para os dois primeiros meses a recolha da informação do inquérito ao emprego já foi concluída e para o terceiro mês foi realizada uma projeção com base em modelos de séries temporais.

De acordo com o INE, "a estimativa provisória da população desempregada para julho foi de 624,9 mil pessoas, o que representa um decréscimo de 0,7% face ao valor definitivo obtido para junho".

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG