Juros a 10 anos abaixo dos 4% pela 1.ª vez em 4 anos

As taxas de juro implícitas da dívida pública portuguesa estão a recuar em todos os prazos, sendo que a 10 anos, a referência do mercado, as yields negociaram hoje abaixo dos 4% pela primeira vez desde o início de 2010.

Deste modo, os juros a 10 anos seguem a recuar agora para os 4,001%, depois de já terem chegado a negociar abaixo deste patamar pela primeira vez em quatro anos, tal como no prazo a 5 anos em que as yields descem para os 2,873%, continuando a negociar abaixo da barreira dos 3%, o que não acontecia desde o final de 2009. Já a 2 anos, as taxas seguem a recuar para os 1,285%.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Pedro Lains

"Gilets jaunes": se querem a globalização, alguma coisa tem de ser feita

Há muito que existe um problema no mundo ocidental que precisa de uma solução. A globalização e o desenvolvimento dos mercados internacionais trazem benefícios, mas esses benefícios tendem a ser distribuídos de forma desigual. Trata-se de um problema bem identificado, com soluções conhecidas, faltando apenas a vontade política para o enfrentar. Essa vontade está em franco desenvolvimento e esperemos que os recentes acontecimentos em França sejam mais uma contribuição importante.