Clima económico recupera ligeiramente em fevereiro

O indicador de clima económico "recuperou de forma ténue" em fevereiro, mas o indicador de consumo privado apresentou uma queda homóloga "ligeiramente mais intensa em janeiro", segundo a síntese económica de conjuntura do Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, os indicadores de sentimento económico e de confiança dos consumidores da Área Euro (AE) voltaram a recuperar em fevereiro, tendo os preços das matérias-primas e do petróleo aumentado 0,1% e 2,2%, respetivamente em cadeia face a janeiro.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...