DEO é apresentado hoje, um dia depois do previsto

O Governo apresenta hoje o Documento de Estratégia Orçamental (DEO), depois de ter adiado a sua apresentação pública, que esteve prevista para terça-feira, argumentando que as Finanças estavam "ainda a trabalhar o documento".

Fonte da Presidência do Conselho de Ministros disse à Lusa que se trata de "um documento de grande complexidade", que define as linhas de orientação para as políticas com incidência orçamental até 2018.

No mesmo sentido, fonte oficial do Ministério das Finanças justificou este adiamento alegando que "a transposição prática das decisões do Conselho de Ministros sobre o DEO implica um trabalho técnico muito complexo que está a ser ultimado".

Na segunda-feira, o Governo comunicou que o DEO tinha sido aprovado na reunião do Conselho de Ministros realizada nesse mesmo dia, que durou cerca de cinco horas, tendo terminado perto das 13:30.

O DEO, que tem de ser entregue na Assembleia da República e enviado a Bruxelas até 30 de abril, deverá incluir as medidas com que o Governo pretende reduzir o défice para 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015, que, segundo a ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, totalizam cortes de 1.400 milhões de euros.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG