Dados do Instagram, 'smartphones' e Twitter usados para medir comportamento de turistas

Projetos são os finalistas de concurso mundial de ideias para medir comportamento dos turistas.

Uma aplicação que analisa informações do Instagram, outra que monitoriza o uso das aplicações dos 'smartphones' e o cruzamento de dados do Booking, TripAdviser e Twitter são os projetos finalistas do concurso mundial de ideias para medir o comportamento de turistas.

Segundo adiantou à agência Lusa fonte da The Lisbon MBA - principal entidade promotora do concurso 'Tourism Innovation Competition', com o apoio do Turismo de Portugal - estes três projetos vão ser apresentados no próximo dia 18 numa conferência na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, em que será ainda anunciado "o grande vencedor".

No total, a competição recebeu 59 candidaturas válidas de 22 nacionalidades diferentes: Portugal, EUA, Índia, Alemanha, Brasil, Vietname, Suíça, China, Angola, Polónia, França, Israel, Itália, Croácia, Canadá, Turquia, Quénia, Gana, México, Inglaterra, Barbados e Alemanha.

A ideia vencedora irá receber um prémio de 10 mil euros ou uma bolsa para o The Lisbon MBA no valor de 18 mil euros, cabendo aos outros dois finalistas um prémio de dois mil euros cada.

Lançado em junho, o 'Tourism Innovation Competition' propôs-se encontrar formas eficientes de responder a várias questões na área do turismo, desde os locais mais procurados pelos turistas a quanto dinheiro gastam ou a como ocupam o tempo livre.

"A ideia surgiu na base de que não se consegue gerir o que não conseguimos medir", explicou, na altura, à Lusa a diretora executiva do The Lisbon MBA, um programa de MBA ('master of business administration') realizado em conjunto pela Nova School of Business Economics, ligada à Universidade Nova de Lisboa, e pela Católica-Lisbon School of Business and Economics, da Universidade Católica.

Segundo Anabela Possidónio, "hoje em dia existe imensa informação disponível em redes sociais, mas não existe uma forma sistemática de a utilizar". "São dados que traduzem imediatismo, o que as pessoas estão a sentir no momento", acrescentou.

De acordo com os promotores do concurso, um dos projetos finalistas a apresentar no dia 18 é da autoria de Fabiana Baumann, uma profissional de Marketing e Comunicação de dupla nacionalidade (portuguesa/suíça), e de Rui Chagas, um engenheiro de telecomunicações português, propondo a criação de uma aplicação ('app') que recolhe e estuda, de forma simples, a informação das fotos publicadas na rede social de imagens Instagram.

O objetivo, explicam, é "analisar hora de publicação, localização, gostos, comentários e 'tags' (palavras-chave), entre outros dados, que podem ser trabalhados e usados por organizações ligadas ao turismo para fins estratégicos".

Já o engenheiro informático João Ladeira e a estudante de Medicina Sílvia Silva, ambos portugueses, avançaram com a ideia de uma ferramenta que permite, através de um algoritmo de análise de sentimento, analisar e cruzar dados dos 'sites' de reservas Booking, de partilha de experiências sobre viagens TripAdvisor e da rede social Twitter.

Através desta solução, adiantou à Lusa a organização do concurso, "é possível medir os comportamentos e atividades dos turistas, mas também ter uma ideia da nacionalidade de cada turista e dos seus padrões de consumo".

A terceira ideia finalista foi apresentada pelos israelitas Liora Goldman e Ilya Stolov e intitula-se 'AppsMapper', consistindo numa solução que permite aos turistas descobrirem 'apps' específicas para uma região ou ponto de interesse particular.

"A 'AppsMapper' permite fazer o 'tracking' anónimo da atividade de 'mobile' dos turistas, por análise estatística do uso de 'apps'. Desta forma é possível saber quais as 'apps' mais populares, que locais são mais apelativos para os turistas e quanto tempo aí passam, qual o número de turistas que volta ao país e comparar estatísticas com as de outros países", refere.

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