Cristas quer apoio de Barroso no novo Orçamento da UE

A ministra da Agricultura vai ser recebida hoje em Bruxelas pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, ao qual vai transmitir as preocupações de Portugal relativamente às verbas do próximo orçamento comunitário plurianual no domínio do desenvolvimento rural.

"O objetivo é sensibilizar o presidente da Comissão Europeia, que é o nosso comissário, portanto é quem pode ser portador das preocupações específicas de Portugal em relação às questões ligadas à agricultura, muito particularmente ao desenvolvimento rural, no quadro das perspetivas financeiras", disse hoje Assunção Cristas.

A ministra da Agricultura e Pescas falava no final da longa "maratona" negocial de pescas que se prolongou por toda a madrugada em Bruxelas para fixar os totais admissíveis de capturas e as quotas nacionais de pescas e a apenas algumas horas do encontro com o presidente do executivo comunitário, ao final da manhã de hoje.

Desde a apresentação das primeiras propostas de orçamento plurianual da UE para o período 2014-2020, Portugal tem vindo a apontar como as suas grandes preocupações os envelopes financeiros destinados à política de coesão e o desenvolvimento rural, considerando demasiado drásticos os cortes contemplados.

As primeiras negociações a 27 sobre o orçamento da UE pós-2013, numa cimeira extraordinária a 22 e 23 de novembro, terminaram sem êxito, estando nova ronda negocial prevista para fevereiro de 2013.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG