Club Bilderberg reúne-se em Sitges

O encontro anual Club Bilderberg, que reúne chefes de Estado e de Governo e líderes empresariais globais - e que tem sido tema inspirador de teorias da conspiração há décadas - decorre a partir de quinta feira em Sitges (Espanha).

A reunião, que decorre anualmente, é privada e fechada à imprensa, com as suas conclusões a serem mantidas em segredo.

Temas económicos e políticos dominam a agenda destas reuniões, onde já participou um amplo leque de líderes portugueses, incluindo José Sócrates, Durão Barroso, Jorge Sampaio, Francisco Pinto Balsemão, Mira Amaral, Antonio Guterres, Vítor Constâncio, Ferreira Oliveira e Ricardo Salgado, entre muitos outros.

O encontro deste ano - em cada ano acontece num país diferente - decorre no hotel Dolce de Sitges, a localidade costeira de Barcelona, um local onde já são visíveis, há uma semana, fortes medidas de segurança.

Entre os espanhóis que participam anualmente no encontro contam-se a rainha Sofia, os presidentes da Prisa, Juan Luis Cebrián, e da Acciona, José Manuel Entrecanales, e o ex ministro da Economia, Pedro Solbes.

O primeiro encontro do clube decorreu no Hotel Bilderberg, próximo de Arnhem, na Holanda, nos dias 29 e 30 de maio de 1954.

Entre os principais impulsionadores contam-se o ex-ministro belga Paul Van Zeeland, o príncipe Bernardo de Holanda e o assessor político Joseph Retinger.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG