Clientes do mercado livre aumentaram 3,5%

O número de clientes do mercado livre de eletricidade cresceu 3,5% em maio face ao mês anterior e aumentou 64% desde maio do ano passado, segundo dados mais recentes da ERSE.

Segundo o relatório mensal da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o mercado livre da eletricidade atingiu os 2.827 mil clientes até maio, o que representa um crescimento de 94 mil clientes face a abril.

Em termos anuais, o número de consumidores no mercado livre cresceu cerca de 64% até maio, a uma taxa média mensal de 4,2%.

O consumo no mercado livre ascendeu aos 34.561 GWh em maio, mais 180 GWh do que no mês anterior, um aumento de 0,5%. Em termos homólogos, o consumo de eletricidade no mercado livre cresceu 19%.

Em termos globais, o consumo no mercado livre de eletricidade representou 78% do consumo total em Portugal continental em maio e, face ao mesmo mês de 2013 o mercado livre de eletricidade aumentou em 11,8 pontos percentuais o seu peso relativo em termos de consumo abastecido.

A EDP Comercial aumentou a quota de mercado e manteve a sua posição como operador principal no mercado livre em termos de número de clientes, concentrando 86% do total.

A Endesa, a Iberdrola e a Galp reduziram a sua quota de mercado em 0,3 pontos percentuais, 0,1 pontos percentuais e 0,1 pontos percentuais, respetivamente, tendo a Endesa 5,5% dos clientes, a Iberdrola 2,5% e a Galp 5%.

O relatório da ERSE adianta também que a Endesa tem vindo a perder quota de mercado desde meados de 2012, com exceção do mês de julho de 2013.

Considerando os consumos abastecidos, a EDP Comercial manteve em maio a sua posição de liderança, assegurando cerca de 46% dos fornecimentos, mais 0,2 pontos percentuais em maio face ao mês anterior.

Também a Galp reforçou a sua quota de consumos para os 5,9% em maio, mais 0,1 pontos percentuais que em abril.

Por oposição, a Endesa (20%) e a Iberdrola (19%) viram as suas quotas decrescer em cerca de 0,3 e 0,2 pontos percentuais, respetivamente.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG