China Three Gorges vai investir no nuclear

O maior acionista da EDP - Energias de Portugal, a China Three Gorges (CTG), considerado o principal fornecedor de energia hidrelétrica da China, vai investir no nuclear, anunciou hoje a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

No âmbito de um "acordo de cooperação estratégica" com a China National Nuclear Corporation (CNNC), a CTG e aquela empresa vão investir em conjunto na construção de centrais nucleares e na investigação e desenvolvimento de novas tecnologias para o setor, disse a Xinhua, citando um comunicado da CTG.

As duas empresas, ambas estatais, acordaram nomeadamente promover a construção da central nuclear de Taohuajiang, na província de Hunan, centro da China. Trata-se de um projeto orçado em 67.000 milhões de yuan (cerca de 8.200 milhões de euros), com capacidade para gerar 5 milhões de kilowatts.

A CTG, responsável pela construção e gestão da barragem das Três Gargantas, no rio Yantze, é uma das maiores empresas chinesas na área da energia, com cerca de 11.000 trabalhadores.

Em 2012, tornou-se também o maior acionista da EDP, tendo pago 2.700 milhões de euros por 21,35% do capital da elétrica portuguesa.

A participação foi vendida pelo Estado português num concurso internacional a que concorreram também uma empresa alemã e duas brasileiras.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG