Chamadas em "roaming" baixam de preço a 1 de julho

Os preços do uso do telemóvel em 'roaming' vão descer em julho dos 35 para os 29 cêntimos por minuto nas chamadas feitas, valor a que acresce a taxa de IVA, foi hoje anunciado em Bruxelas.

O Conselho de Ministros da União Europeia e o Parlamento Europeu chegaram na terça-feira a um acordo sobre a redução dos preços do uso do telemóvel fora do país e que estipula que as chamadas recebidas serão taxadas a oito cêntimos, a partir de 01 de julho e o envio de mensagens (SMS) a nove cêntimos.

Nos serviços de dados, passa a haver um limite de 70 cêntimos por megabyte.

Os ministros das Comunicações da UE e os eurodeputados fixaram ainda novas baixas em julho de 2013, quando as chamadas feitas em 'roaming' passarão a custar 24 cêntimos por minuto, e de 2014, com nova baixa, para os 19 cêntimos.

Em relação aos telefonemas recebidos, estes passarão a custar, em 2013, sete cêntimos e, um ano depois, cinco.

Os SMS baixam para os oito e seis cêntimos, respetivamente, em julho de 2013 e de 2014.

Os custos do tráfego de dados também baixará nas mesmas datas, sendo fixados limites de 45 e de 20 cêntimos.

Exclusivos

Premium

Alentejo

Clínicos gerais mantêm a urgência de pediatria aberta. "É como ir ao mecânico ali à igreja"

No hospital de Santiago do Cacém só há um pediatra no quadro e em idade de reforma. As urgências são asseguradas por este, um tarefeiro, clínicos gerais e médicos sem especialidade. Quando não estão, os doentes têm de fazer cem quilómetros para se dirigirem a outra unidade de saúde. O Alentejo é a região do país com menos pediatras, 38, segundo dados do ministério da Saúde, que desde o início do ano já gastou mais de 800 mil euros em tarefeiros para a pediatria.