CGD emite 1,8 mil milhões de dívida com aval do Estado

A Caixa Geral de Depósitos emite hoje, terça-feira, títulos de dívida no valor de 1,8 mil milhões de euros para conseguir financiamento no mercado, tendo decidido apresentar uma garantia do Estado.

Segundo informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Caixa Geral de Depósitos irá proceder à "emissão de um empréstimo obrigacionista garantido pela República de Portugal no montante de 1,8 mil milhões de euros".

As obrigações terão a maturidade de 3 anos e serão indexadas à taxa Euribor a 3 meses a um 'spread' de 4,95 por cento.

Outros bancos - BCP, BPI, BES e Totta - anunciaram que vão recorrer ao aval do Estado para continuarem a obter financiamento do Banco Central Europeu, na sequência do corte do rating em quatro níveis pela agência de notação Moody's.

A decisão foi tomada na terça-feira à noite numa reunião entre os bancos para encontrar soluções para a desvalorização dos colaterais que usam junto do BCE depois do corte do rating da República.

As garantias do Estado à emissão de dívida da banca são de 35 mil milhões de euros no âmbito do programa de estabilização da economia portuguesa negociado com entre a troika e o anterior Governo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG