Bolsas europeias abrem em alta

As principais bolsas europeias abriram hoje em alta, depois de um relatório de que a Rússia terminou os exercícios militares junto da fronteira da Ucrânia, enquanto o PSI20, principal índice das bolsa portuguesa, iniciou a sessão em baixa.

Cerca de 12 minutos após a abertura dos mercados, o índice de Londres, FTSE 100 ganhava 0,55%, o de Frankfurt (DAX) avançava 1,14% e o de Madrid (IBEX 35) progredia 1%.

Também o FTSE MIB, índice de Milão, seguia a ganhar, ao subir 1,16%, tal como o de Paris (CAC 40), que registava uma subida de 0,47%.

O Euro Stoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, seguia em alta, a valorizar 0,93%, depois de na sexta-feira ter registado o mínimo desde dezembro do ano passado.

A informação de que os exercícios militares da Rússia terminaram junto à fronteira da Ucrânia animou as praças europeias, permitindo iniciar a sessão a recuperar das perdas da sessão anterior.

A bolsa portuguesa é a única a cair entre as suas congéneres europeias, no dia em que as ações do BES são excluídas do PSI20, continuando os títulos no índice geral mas suspensos de negociação, ficando assim o principal índice da bolsa portuguesa reduzido a apenas 18 cotadas.

O PSI20 seguia a recuar 1%, para 5.355,22 pontos, com a Portugal Telecom (PT)a perder mais de 2%.

Na sexta-feira, o PSI20 caiu 0,80%, para 5.409,55 pontos, renovando o mínimo desde julho do ano passado, com a banca em baixa e a construtora Teixeira Duarte a cair mais de 6%.

Dos 18 títulos cotados, 14 encerraram a semana em baixa, a EDP Renováveis inalterada e três em baixa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG