Bancos esperam aumento ligeiro da procura de empréstimos por empresas e famílias

Inquérito do Banco de Portugal aponta para "um aumento ligeiro da procura global de empréstimos durante o quarto trimestre".

Os bancos portugueses esperam que haja "um aumento ligeiro" da procura de empréstimos pelas empresas e pelas famílias no primeiro trimestre deste ano, segundo os resultados de um inquérito hoje publicado pelo Banco de Portugal.

O Banco de Portugal divulgou hoje o documento que dá conta dos resultados do inquérito feito em dezembro aos principais bancos sobre a oferta e procura de crédito, o Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito.

"Os resultados do inquérito apontam para um aumento ligeiro da procura global de empréstimos durante o quarto trimestre, sendo especialmente notório para empréstimos de longo prazo por parte das empresas", lê-se no documento.

Para o primeiro trimestre de 2015, os bancos antecipam "um aumento ligeiro da procura de empréstimos por parte das empresas, o qual deverá estar associado às pequenas e médias empresas e para todo o tipo de maturidades".

Já no que se refere aos particulares, os bancos esperam "ligeiros aumentos da procura, quer para aquisição de habitação, como para consumo e outros fins".

Quanto aos critérios de concessão de crédito e às condições aplicadas, os resultados do inquérito realizado aos cinco maiores grupos bancários consideram que se registaram "reduções ligeiras no nível de restritividade por parte das instituições".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG