Atlântida ainda sem comprador

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) receberam, nos últimos meses, vários pedidos de informação sobre as características do navio "Atlântida", mas ainda não houve qualquer proposta "firme ou concreta" para a sua aquisição.

Esta informação foi hoje avançada à Lusa por Jorge Rolo, presidente da Empordef, a holding das indústrias de defesa portuguesas, que inclui os ENVC.

O "Atlântida", orçado em perto de 50 milhões de euros, foi encomendado aos ENVC pelo Governo Regional dos Açores, para assegurar o transporte de passageiros e viaturas entre as ilhas daquele arquipélago.

No entanto, no início de Abril, numa altura em que o "Atlântida" estava pronto para ser entregue, o Governo Regional dos Açores anunciou a rescisão do contrato de construção do navio, pelo facto de ele não atingir os 19 nós de velocidade previstos.

O navio foi posto no mercado, e desde então, segundo Jorge Rolo, tem havido vários contactos de "brokers" solicitando informações sobre as características do "Atlântida", por terem recebido manifestações de interesse de clientes seus.

"Até à data, não há qualquer proposta firme ou concreta para a sua aquisição", revelou o presidente da Empordef.

O ministro da Defesa, Severiano Teixeira, já mandou abrir um processo de averiguações, ao nível técnico, para "esclarecer cabalmente todos os factos relacionados com a construção do navio".

Jorge Rolo disse à Lusa que está previsto que o relatório desta auditoria técnica seja entregue "no decurso do mês de Agosto".

Paralelamente, Severiano Teixeira também já deu indicações à Inspecção-Geral de Finanças e à Inspecção-Geral de Defesa Nacional para que, no plano "jurídico e financeiro", iniciem "um processo de auditoria conjunta".

"Há questões que são de natureza empresarial e que devem ficar no plano estritamente empresarial. Agora há uma coisa que cabe ao Governo, que é nas empresas que tutela, assegurar aquilo que são as boas regras de gestão de uma empresa", justificou o ministro da Defesa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG