Alvin E. Roth e Lloyd S. Shapley ganham Nobel de Economia

Os dois premiados são americanos e foram escolhidos pelos seus trabalhos na área "do desenho de mercados" e na melhor interacção possível entre os seus agentes.

Para a Academia sueca, "a escolha deste ano recompensa um problema económico central: como combinar os diferentes agentes da melhor forma possível" nos mercados. Os escolhidos foram os professores Alvin E. Roth e Lloyd S. Shapley.

Lloyd Shapley recorreu à "chamada teoria dos jogos cooperativa" para resolver o problema de como "dois agentes" não queiram escolher outros parceiros que "não sejam aqueles que o são naquele preciso momento". O objectivo é uma parceria estável e duradoura.

Quanto a Alvin Roth, a partir das teorias de Shapley, sistematizou numa série de estudos empíricos que a "estabilidade é a base para entender o sucesso de determinadas instituições do mercado". Na prática, com os trabalhos de Shapley tornou-se possível "emparelhar", com o melhor resultado possível, novos médicos com os hospitais, os estudantes com as escolas ou os dadores de órgãos com doentes específicos.

Alvin E. Roth nasceu em 1951 e leccionava na Harvard Business School, nos Estados Unidos, quando elaborou os trabalhos na origem da distinção da Academia. O mesmo sucedeu com Lloyd S. Shapley, nascido em 1923 e ligado à Universidade da Califórnia à época da formulação da teoria na origem da atribuição do Nobel.

Exclusivos