Aguiar-Branco: "Primeiro vetor para Portugal recuperar a credibilidade é honrar os seus compromissos"
O ministro da Defesa sublinhou hoje que "o primeiro vetor" para Portugal recuperar a "credibilidade" é "honrar os seus compromissos", em resposta a perguntas dos jornalistas sobre declarações de Mário Soares relacionadas com o cumprimento do acordo da ajuda externa.
"Portugal tem necessidade de restaurar a sua credibilidade, este Governo tem trabalhado para restaurar a sua credibilidade e o primeiro fundamento ou primeiro vetor para recuperar a credibilidade é honrar os seus compromissos. E nós fazemos questão de honrar os nossos compromissos", disse José Pedro Aguiar-Branco, que nunca se referiu diretamente às declarações do ex-Presidente da República.
O fundador do PS e antigo Presidente da República Mário Soares defende, em entrevista ao jornal i, que o Partido Socialista deve romper com o acordo da 'troika', alegando que a situação evoluiu e que a austeridade não funciona no país.
"Seguramente que honrando os nossos compromissos, restaura-se credibilidade e induz-se confiança. E com credibilidade e confiança será possível encontrar um caminho de desenvolvimento, que permita a Portugal retomar essa rota de desenvolvimento e crescimento. É isso que todos desejamos e, seguramente, os portugueses estão a trabalhar também para isso", disse Aguiar-Branco, depois de os jornalistas lhe terem pedido, várias vezes, um comentário às declarações de Mário Soares.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O ministro disse ainda que "os portugueses estão todos a trabalhar" para que o país consiga ultrapassar "a grave crise em que caiu" porque "têm a consciência de que é com o seu trabalho que será possível" sair desta situação.
"Estamos concentrados e com as energias canalizadas para que, naquilo que depender de nós, conseguirmos restaurar a nossa soberania plena, a nossa capacidade de nos desenvolvermos, de diminuir o nível de endividamento em que o país caiu", acrescentou, dizendo estar "convicto" de que Portugal conseguirá atingir estes objetivos.
Aguiar-Branco falava à margem de uma visita ao Depósito Geral de Material do Exército, em, Alcochete, durante a qual foi acompanhado pelo secretário de Estado da Defesa, Paulo Braga Lino, e pelo Chefe do Estado Maior do Exército, Pina Monteiro.
A visita, explicou o ministro, insere-se na iniciativa "Roteiro da Modernidade", do Ministério da Defesa, e que pretende mostrar "atividades de ponta" das Forças Armadas, neste caso, relacionadas com a logística, uma área que "atua no silêncio, mas é determinante para a eficácia de todas as operações que são levadas a cabo", também em casos de "situações de emergência" e de proteção civil.