Acordo para transferência de 6.ª tranche alcançado hoje

O acordo político para a transferência da 6.ª tranche do programa de assistência financeira a Portugal foi alcançado hoje, na reunião do Eurogrupo, que decorreu em Nicósia, disse o ministro das Finanças.

"O Eurogrupo irá decidir formalmente sobre o desembolso da 6.ª tranche e sobre os documentos do programa, com destaque para o memorando de entendimento, quando a documentação a este respeito estiver disponibilizada. O acordo político nesta matéria foi, no entanto, conseguido hoje", afirmou Vítor Gaspar, em declarações aos jornalistas na capital cipriota.

Vítor Gaspar, que representou hoje Portugal na reunião do Eurogrupo (responsáveis pelas Finanças da zona euro), disse que a decisão do Eurogrupo deverá ser conhecida "logo no início de outubro".

Os ministros das Finanças da zona euro manifestaram-se hoje confiantes no regresso de Portugal aos mercados no próximo ano e encorajaram as autoridades portuguesas a prosseguir a concretização do programa de ajustamento.

Também em Nicósia, o presidente do Eurogrupo e a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI) reiteraram que Portugal e Irlanda são dois casos de sucesso na aplicação dos programas de ajustamento.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG