Portugal tem segunda maior reserva de ouro do mundo

As reservas de ouro do Banco de Portugal são as segundas que mais pesam em relação ao PIB e representam 40% das necessidades de financiamento de 2013.

O "Diário Económico" escreve que Portugal tem das maiores reservas de ouro do mundo, com o metal amarelo detido pelo Banco de Portugal a ter o maior peso em relação ao PIB de todo o mundo desenvolvido. E, numa altura em que o País atravessa um período de forte ajustamento para reconquistar a confiança dos mercados, há entidades a defender que Portugal coloque as suas reservas de ouro a ajudar no financiamento do Estado. E já fizeram essa proposta ao Parlamento Europeu.

"Ter uma elevada quantidade de ouro é positivo e pode-se alavancar o ouro, utilizando-o como colateral para emitir dívida e fazer face ás necessidades de refinanciamento", referiu a diretora de assuntos governamentatais do World Gold Council (WGC), Natalie Dempster.

A proposta da entidade que representa a indústria de ouro, e que presta aconselhamento a governos e bancos centrais, é utilizar o ouro como garantia de emissões de dívida. Com os investidores confiantes que, caso o Estado não consiga cumprir com as suas obrigações não iriam perder dinheiro, os juros exigidos seriam menores. Também Romano Prodi, que já foi presidente da Comissão Europeia, propôs esta solução.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG