Portugal é ineficaz no combate à corrupção

Portugal colocou em marcha várias iniciativas para combater a corrupção, mas continua a "não ter estratégia nacional" de luta contra o fenómeno. A conclusão é do relatório divulgado ontem em Bruxelas.

O "Jornal de Notícias" escreve hoje que "a corrupção é um problema reconhecido por 90% dos portugueses e também pelos sucessivos governos, que na última década empreenderam várias alterações legislativas para pôr termo ao "tempo de impunidade". No entanto, quando a Comissão Europeia avaliou o resultado da estratégia nacional para a debelar, a conclusão ficou aquém: "Portugal não tem qualquer estratégia de combate a este fenómeno".

Segundo o jornal, "o relatório divulgado ontem em Bruxelas enaltece "as melhorias significativas" obtidas no país, mas levanta dúvidas quanto à eficácia das leis criadas. A Comissão Europeia realça, por isso, a necessidade de ser desenvolvido "um esforço mais exaustivo das autoridades com poder coercivo e de controlo interno e externo, bem como dos tribunais, para tornar mais eficaz a gestão dos riscos".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG