Piratas inventam programa para roubar multibancos

Há um novo método para conseguir roubar as caixas multibanco, com recurso a um programa informático. O esquema, agora revelado, já está a ser usado em várias partes da Europa.

"O alerta foi dado recentemente num congresso de uma associação hacker - Chaos Computer Club - em Hamburgo, na Alemanha, mas pensa-se que este novo esquema de ataque a ATM está em curso desde o início do ano [de 2013]", escreve o Jornal de Notícias na edição de hoje.

"Os piratas fazem um buraco na própria máquina multibanco, colocam a pen infetada e voltam a tapar o orifício de forma a não se perceber que houve um ataque, o que permite que as mesmas máquinas sejam alvo de ataques sucessivos", refere o diário.

"O programa pirata disponibiliza a quantidade de dinheiro no ATM, o tipo de notas e uma série de opções do menu da caixa eletrónica", escreve o JN que revela estarem os indivíduos envolvidos forçados a contactar "o líder da organização para lhe comunicar os números que aparecem no multibanco e, por sua vez, recebe um novo código para cada um dos levantamentos". Ainda segundo o JN, nenhum caso desta natureza foi, até agora, registado em Portugal.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG