Milionários em Portugal aumentam apesar da crise

O número de milionários portugueses subiu 3,4% no ano passado e está a caminho dos 11 mil com mais de um milhão de dólares.

O "Diário Económico" escreve que "a recessão e a crise não impediram que o número de milionários em Portugal aumentasse 3,4% no ano passado. O número de portugueses com mais de um milhão de dólares (765 mil euros) subiu para 10.750, mais 350 que em 2011. Na contabilização dos milionários, a consultora Capgemini deixa de fora dos cálculos o património com a habitação de residência e bens colecionáveis duradouros, devido à dificuldade de identificação e avaliação, e contabiliza o valor aplicado em ações, obrigações, fundos e depósitos".

Segundo o jornal, o analista da Capgemini, David Wilson, explica que "o crescimento no número de milionários portugueses no ano passado "foi conseguido devido ao aumento das poupanças em percentagem do PIB, mas também aos ganhos nos mercados acionistas". Além disso, o analista destaca que outros mercados onde os milionários tendem a investir tiveram bons desempenhos no ano passado. As bolsas dos EUA, por exemplo, valorizaram 13% em 2012, enquanto as ações alemãs subiram 29%".

Exclusivos

Premium

Legionela

Maioria das vítimas quer "alguma justiça" e indemnização do Estado

Cinco anos depois do surto de legionela que matou 12 pessoas e infetou mais de 400, em Vila Franca de Xira, a maioria das vítimas reclama por indemnização. "Queremos que se faça alguma justiça, porque nunca será completa", defende a associação das vítimas, no dia em que começa a fase de instrução do processo, no tribunal de Loures, que contempla apenas 73 casos.