Menos 87 milhões de euros em compras de Natal

De 26 de novembro a 2 de dezembro, primeira semana de compras de Natal, os portugueses gastaram menos 87 milhões de euros em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os dados, divulgados ontem pela SIBS, entidade que gere a rede Multibanco, mostram que, em média, as famílias portuguesas gastaram, neste período, menos 14,4 milhões por dia do que no ano passado, notícia o Correio da Manhã.

Apesar de a crise se notar especialmente nas compras, sendo que a queda atingiu os 57 milhões em relação a 2011, também os pagamentos com Multibanco caíram para os 552 milhões de euros, em relação aos 609 milhões gastos em 2011. Esta "retração nas transações", como diz a SIBS, citada pelo CM, estende-se também aos levantamentos que caíram quatro euros, descendo para cerca de 65 euros por operação.

Estes dados demonstram que não é pelo facto de muitos comerciantes terem desistido do serviço Multibanco, devido às taxas, que os portugueses estão a gastar menos, uma vez que também fazem menos levantamentos para pagar nas lojas. Em geral os cartões estão a ser menos utilizados, especialmente em estabelecimentos comerciais.