Vacinas contra a gripe gratuitas para idosos já em outubro

Ao contrário do que aconteceu o ano passado, em que a distribuição foi faseada, a partir do próximo mês, um milhão de doses já estarão disponíveis. A DGS alerta que a vacina pode ser tomada até dezembro para evitar enchentes nos centros de saúde.

O "Jornal de Notícias" escreve que "um milhão de doses de vacina para prevenir a gripe vão estar disponíveis, a partir do próximo mês, nos centros de saúde para idosos e outros grupos de risco. No segundo ano de distribuição gratuita da vacina, o Estado poupou um milhão de euros através da negociação com as empresas farmacêuticas. No ano passado foram vacinados 55% dos idosos, o que corresponde a cerca de 600 mil pessoas, de acordo com Graça Freitas, subdiretora-geral da Saúde".

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.