Nova fatura do IMI chega em novembro

Casas que ainda esperam avaliação terão IMI revisto e acerto é pago no penúltimo mês do ano. A probabilidade de que a conta aumente é grande.

O "Jornal de Notícias" escreve hoje que "os donos das casas que ainda não foram avaliadas pelas regras do IMI ou que aguardam a resposta das Finanças a um pedido de segunda avaliação poderão ser chamados a pagar mais imposto em novembro. É que a fatura que estão agora a receber ainda é baseada no valor patrimonial tributário (VPT) antigo, e terá de ser revista quando o novo VPT ficar definitivamente fixado".

Segundo o jornal, numa circular da Autoridade Tributária determina-se que "quando deste acerto resultar um crédito para o contribuinte, o valor em excesso ser-lhe-á "reembolsado de imediato". Caso se verifique que há IMI em falta, esse será cobrado em novembro. E a probabilidade de que a conta aumente é grande já que a maioria das 4,9 milhões de imóveis alvo deste processo de avaliação geral, viu ou verá o seu VPT subir."

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

Globalização e ética global

1. Muitas das graves convulsões sociais em curso têm na sua base a globalização, que arrasta consigo inevitavelmente questões gigantescas e desperta paixões que nem sempre permitem um debate sereno e racional. Hans Küng, o famoso teólogo dito heterodoxo, mas que Francisco recuperou, deu um contributo para esse debate, que assenta em quatro teses. Segundo ele, a globalização é inevitável, ambivalente (com ganhadores e perdedores), e não calculável (pode levar ao milagre económico ou ao descalabro), mas também - e isto é o mais importante - dirigível. Isto significa que a globalização económica exige uma globalização no domínio ético. Impõe-se um consenso ético mínimo quanto a valores, atitudes e critérios, um ethos mundial para uma sociedade e uma economia mundiais. É o próprio mercado global que exige um ethos global, também para salvaguardar as diferentes tradições culturais da lógica global e avassaladora de uma espécie de "metafísica do mercado" e de uma sociedade de mercado total.