Milhões do ouro fogem ao Fisco para pagar luxos

Numa gigantesca fraude envolvendo a compra, venda e exportação de ouro foi ontem desmantelada pela PJ, que fez 115 buscas e seis detidos. À custa de lesarem o Fisco em 30 milhões de euros, tinham vidas de luxo.

O "Jornal de Notícias" escreve hoje que "o núcleo duro dos mentores do esquema de fraude fiscal e branqueamento de capitais estava centrado em Gondomar mas tinha tentáculos espalhados por todo o país, desde o Norte, pasando por Lisboa e terminando no Algarve. Estão em causa indivíduos que direta ou indiretamente têm vindo a controlar várias redes de lojas de compra de ouro e estabelecimentos de penhores. E que dominavam ainda um esquema de exportação, para Espanha, de ouro derretido e já transformado em barras, ora totalmente á margem do Fisco ora com declarações abaixo das quantidades e valores reais". O que, só em 2012 lesou o erário público em IVA e IRC em 30 milhões de euros. Na mira das autoridades está, entre outras empresas, a cadeia de estabelecimentos prestamistas "Credital", com lojas de Norte a Sul do país".

Segundo o jornal, "os principais arguidos, que eram vistos a circular em carros topo de gama, faziam vidas de luxo gastando o dinheiro que desviavam do Fisco em casas, terrenos, depósitos bancários, aplicações financeiras e quotas em várias sociedades".

Ler mais

Exclusivos

Premium

Daniel Deusdado

Estou a torcer por Rio apesar do teimoso Rui

Meu Deus, eu, de esquerda, e só me faltava esta: sofrer pelo PSD... É um problema que se agrava. Antigamente confrontava-me com a fria ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, e agora vejo a clarividente e humana comentadora Manuela Ferreira Leite... Pacheco Pereira, um herói na cruzada anti-Sócrates, a voz mais clarividente sobre a tragédia da troika passista... tornou-se uma bússola! Quanto não desejei que Rangel tivesse ganho a Passos naquele congresso trágico para o país?!... Pudesse eu escolher para líder a seguir a Rio, apostava tudo em Moreira da Silva ou José Eduardo Martins... O PSD tomou conta dos meus pesadelos! Precisarei de ajuda...?

Premium

arménios na síria

Tempo de fugir de casa para regressar à terra

Em 1915, no Império Otomano, tiveram início os acontecimentos que ficariam conhecidos como o genocídio arménio. Ainda hoje as duas nações continuam de costas voltadas, em grande parte porque a Turquia não reconhece que tenha havido uma matança sistemática. Muitas famílias procuraram então refúgio na Síria. Agora, devido à guerra civil que começou em 2011, os netos daqueles que fugiram voltam a deixar tudo para trás.