Governo cria empresa pública à revelia da Troika

Instituto foi convertido em empresa pública, apesar de a Troika proibir a criação de novas entidades no Sector Empresarial do Estado. Remuneração do conselho diretivo sobe para nível do primeiro-ministro.

Embora o memorando da Troika diga que não serão criadas quaisquer empresas públicas, na quarta-feira o Governo converteu o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) em empresa do Estado, segundo o Público.

O Ministério das Finanças argumenta que se tratou apenas de uma "transformação". O novo presidente, João Moreira Rato, passa a receber um salário igual ao do primeiro-ministro.

Exclusivos

Premium

Betinho

"NBA? Havia campos que tinham baldes para os jogadores vomitarem"

Nasceu em Cabo Verde (a 2 de maio de 1985), país que deixou aos 16 anos para jogar basquetebol no Barreirense. O talento levou-o até bem perto da NBA, mas foi em Espanha, Andorra e Itália que fez carreira antes de regressar ao Benfica para "festejar no fim". Internacional português desde os Sub-20, disse adeus há seleção há apenas uns meses, para se concentrar na carreira. Tem 34 anos e quer jogar mais três ou quatro ao mais alto nível.