Governo quer duplicar transporte de mercadorias

No plano estratégico para as infra-estruturas, que será divulgado hoje, o Governo prevê duplicar o tráfego nos portos e ferrovias e ainda um aumento de 25% no número de passageiros nos aeroportos nacionais

O "Público" escreve hoje que "com os projetos que o Governo pretende concretizar até 2020, estima-se que as mercadorias movimentadas nos portos nacionais dupliquem e que o tráfego de carga na ferrovia suba 40%. Nos cruzeiros, prevê-se atingir o dobro dos turistas e, nos aeroportos, mais 25% de passageiros. Das 59 obras previstas, a primeira a ver a luz do dia, já até junho, será o novo terminal de cruzeiros de Leixões. Será criada uma estrutura para acompanhar a execução do plano. O Plano Estratégico dos transportes e Infra-estruturas (PETI), fixa objetivos concretos a alcançar no período entre 2014 e 2020, que coincide com o novo quadro comunitário de apoio".

Exclusivos

Premium

Legionela

Maioria das vítimas quer "alguma justiça" e indemnização do Estado

Cinco anos depois do surto de legionela que matou 12 pessoas e infetou mais de 400, em Vila Franca de Xira, a maioria das vítimas reclama por indemnização. "Queremos que se faça alguma justiça, porque nunca será completa", defende a associação das vítimas, no dia em que começa a fase de instrução do processo, no tribunal de Loures, que contempla apenas 73 casos.