Financiamento das famílias ao Estado caiu 5%

Estado perdeu seis mil milhões de poupanças das famílias nos últimos cinco anos. Para contrariar essa tendência, o Governo vai lançar um novo produto financeiro que paga juros até 5%.

O "Público" escreve hoje que "depois de ter perdido seis mil milhões de euros de poupanças das famílias, nos últimos cinco anos, por causa da crise, mas também na sequência de alterações radicais à remuneração dos Velhos Certificados do Aforro, o Governo pretende, com os novos certificados do tesouro poupança mais (CTPM), reforçar o peso dos privados na dívida pública. Com uma taxa atrativa, que pode superar os 5% brutos a cinco anos, o Governo pretende captar parte dos 8200 milhões de euros que ainda precisa de captar em 2014, reduzindo a dependência do mercado internacional, que a cinco anos está a exigir acima de 5,5%".

Segundo o jornal, "na prática, a meta do Governo pode muito bem ser a da recuperação do nível de poupança que tinha antes da crise de 2008, com um peso superior em 35% que o valor atual (mais 6000 milhões)".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG