Básico e secundário com maré de negativas nos intermédios

Os alunos continuam a evidenciar dificuldades de aprendizagem em disciplinas como Português, Matemática e nas áreas de ciência, que se repetem ao longo de toda a escolaridade, alerta o Gave.

A maior parte dos alunos que em 2012 estavam no 9.º ano tiveram negativa em seis dos seteb testes intermédios elaborados pelo Gabinete de avaliação Educacional (Gave), Os dados divulgados na sexta-feira pelo Gave, no seu relatório anual sobre o desempenho naquelas provas, mostram que aquele cenário se repetiu no secundário. De acordo com a edição de hoje do jornal "Público", em ambos os níveis de ensino, registou-se, na maior parte das regiões, uma evolução negativa por comparação aos resultados obridos em 2009 nestas provas que servem para preparar os exames nacionais.

Os testes intermédios são disponibilizados pelo Gave e os enunciados e as datas da sua realização são os mesmos para todas as escolas que participam, mas são as escolas que decidem se querem ou não participar e em que disciplinas. Estes testes começaram a ser aplicados no secundário em 2007/2008 e dois anos depois foram introduzidos no 3.º ciclo. A partir de 2011 passaram a ser também realizados pelos alunos do 2.º ano.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG