Bancos ganham cinco mil milhões com dívida portuguesa

Desde final de junho, a dívida pública portuguesa, a mais de um ano, valorizou-se no mercado em mais de 15%. Capitais próprios dos bancos saem a ganhar.

O "Diário Económico" escereve que a carteira de dívida pública portuguesa dos bancos nacionais, a mais de um ano, valorizou-se, em menos de três meses, em mais de cinco mil milhões de euros. Esta evolução, ainda que potencial, reflecte a positiva reacção dos mercados nas últimas semanas às decisões tomadas pelo Banco Central Europeu (BCE) no início do mês.

A subida do valor das obrigações portuguesas a médio/longo prazo no mercado vai, não duvidam os analistas, trazer frutos para o sector na melhoria dos seus níveis de capitais próprios.

De acordo com os dados do Banco de Portugal, os bancos somavam, à data de 30 de Junho, um valor superior a 33 mil milhões de euros em títulos de dívida pública nacional com maturidade superior a um ano. Desde então até agora, as obrigações portuguesas valorizaram, em média, 15,48% no mercado secundário. A evolução da conjuntura política em Portugal irá ditar a sustentabilidade ou não deste comportamento dos investidores mas, pelo menos neste terceiro trimestre, as contas dos bancos, em termos de capitais próprios, deverão ser beneficiadas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG