Bancos devolveram mais de seis mil milhões ao BCE

Sete dos maiores bancos amortizaram antecipadamente 6,6 mil milhões de euros relativos aos dois empréstimos de prazo alargado feiros pelo BCE, o equivalente a 16,5% do total.

O "Diário Económico" escreve hoje que "CGD, BCP, BES, BPI, Santander Totta, Banif e Montepio Geral devolveram 6,63 mil milhões dos cerca de 40 mil milhões de euros solicitados nas operações de refinancimento a três anos (LTRO) feitas pelo BCE em dezembro de 2011, que injetaram cerca de um bilião de euros na banca europeia para conter os efeitos da crise da dívida".

Segundo o jornal, "apesar de já ter começado a amortizar estes empréstimos, a banca portuguesa está a fazê-lo, regra geral, a um ritmo mais lento que a maior parte dos bancos europeus. Têm ainda de devolver cerca de 33,5 mil mil milhões de euros até ao início de 2015, data em que os LTRO têm de ser pagos na totalidade, segundo cálculos do jornal baseados em dados solicitados aos bancos e na informação disponibilizada pela Bloomberg. No entanto, não foi possível ter tido a resposta de todas as instituições".

Exclusivos