Grande investigação DN sobre a Casa PiaPedofilia atingiu o coração da BBC com Jimmy SavileO caso mais mediático da última década rebentou no Reino Unido,no outono passado: Savile, antiga estrela da BBC, foi envolvido numa rede pedófila, queabarcava outras figuras influentes, e manchou a imagem da própria televisão pública britânica.
Grande investigação DN sobre a Casa PiaCondenações duplicam em 10 anosO processo Casa Pia teve o condão de acordar a sociedade portuguesa para o problema dos abusos sexuais de menores. Denúncias e condenações dispararam e instituições tiveram de se preparar para a nova realidade.
Grande investigação DN sobre a Casa PiaProcesso da Casa Pia está longe de ter terminadoDez anos depois, o caso ainda suscita dúvidas e paixões. O DN juntou no mesmo debate um advogado dos arguidos, uma vítima, a ex-provedora da Casa Pia, um ex-inspetor da Polícia Judiciária e um juiz. Várias perspetivas para analisar um complexo e mediático processo judicial
ProtagonistasUm processo 'escrito' por três mulheres Felícia Cabrita, jornalista, Teresa Costa Macedo, antiga secretária de Estado da Família, Catalina Pestana, professora e ex-provedora da Casa Pia. Por ordem de entrada em cena, estas três mulheres ergueram o processo. O contributo de cada uma foi diferente. Mas todas assumiram a pedofilia como causa de combate.
Entrevista a Herman José"Já me tinham avisado que se continuasse a defender publicamente o Carlos Cruz teria um 'dissabor'"
LivrosVendas renderam mais de um milhão Mediatismo do processo e dos arguidos justificam edição de 13 livros. No total, foram mais de 70 mil exemplares vendidos, faturando mais de um milhão de euros. 'Preso 374', primeiro livro de Cruz, é o campeão de vendas.
Entrevista"Não quero crer que não existam pedófilos no PSD ou no CDS" António Pinto Pereira deixou a defesa das vítimas em 2005 porque se queria dedicar mais à carreira académica, pela morosidade do processo e pelos contornos políticos do caso. Não hesita em dizer que o Governo liderado por José Sócrates definiu como objetivo abater a credibilidade do processo. E conseguiu, defende.
Crimes sexuaisSó quatro da equipa da Casa Pia ainda investigam pedofiliaEntre reformas, promoções e mudanças de área, a equipa da Judiciária que esteve no processo Casa Pia começou a ser desmembrada após o fim da instrução. Perdeu, desde logo, as chefias (Dias André e Rosa Mota). Dez anos depois, só quatro dos nove membros continuam na área dos crimes sexuais. Dois deles investigam casos de pedofilia na Igreja.
GRANDE INVESTIGAÇÃO DN SOBRE A CASA PIATrês ex-funcionários condenados por abuso sexual de menores a alunos da instituição
OpiniãoCríticas à ação política e às fragilidades do sistemaSeis personalidades do meio judicial português - Agostinho Homem, José Miguel Júdice, Rui Cardoso, Alexandre Baptista Coelho, Rogério Alves e Manuel Rodrigues - divergem na análise ao legado do processo Casa Pia para o País, ao valor da reforma penal que o caso originou e à qualidade da investigação.
Grande Investigação DN sobre a Casa PiaNamora e Granja denunciam impunidade de políticosEx-casapianos, advogados, ex-PCP. O processo afastou-os. Namora diz que há muitos pedófilos por aí, "gente associada ao fulano assassinado em Nova Iorque". Granja é abordado por pessoas que só lhe querem perguntar: "O Carlos Cruz é culpado?"
Grande Investigação DNAbusos em lares: a culpa é do sistema? Jovens institucionalizados, frágeis e carentes, são alvo fácil para os predadores sexuais. E, às vezes, tornam-se eles próprios agressores. Há um 'sistema' a criar ciclos de abusos? Isso não é regra, mas sim exceção, reagem os especialistas na matéria.
Grande Investigação DN sobre a Casa PiaOs relatos menos falados sobre abusos entre alunos O escândalo eclipsou outra rotina trágica. Declarações de crianças e jovens da Casa Pia revelam o que lá se passava entre eles e até com alguns educadores. L. teve sexo aos 11, depois de um jogo de "verdade ou consequência". N. C. foi obrigado a fazer sexo oral aos oito, em troca de um chupa. Aos nove, D. S. foi violado pelo amigo no duche.
Grande InvestigaçãoNa prisão da Carregueira é visitado por amigos e casapianosAos quatro anos e meio, foi violado pela primeira vez na instituição. Carlos Silvino - o "predador", como lhe chamaram os juízes - acaba por ser um produto da Casa Pia. Nos últimos anos, não esteve só. Tem amigos que ainda o visitam na prisão em Sintra.
Entrevista na íntegra a Carlos Mota"Não ponho as mãos no fogo por ninguém" DN foi descobrir Carlos Mota a viver no País Basco. Saiu de Portugal há quase dez anos e durante oito a justiça procurou-o, sem êxito. Diz só ter sido visitado por três vezes: pela ex-companheira Cristina, por duas jornalistas do 'Sol' e há uma semana pelo DN. Sobre a frase "Se Carlos Cruz é pedófilo eu também sou", diz agora: "Eh pá, nunca disseste uma grande burrada na tua vida?"