Bento XVI será "Sua Santidade, papa emérito"

O Vaticano anunciou que, após a renúncia, o Papa será tratado por "Sua Santidade Bento XVI, papa emérito" ou "Sua Santidade Bento XVI, pontífice romano emérito".

O Papa vai resignar, sem cerimónia, na quinta-feira, às 19.00, depois de saudar os cardeais presentes em Roma durante a manhã. Irá de helicóptero às 16.00 para Castel Gandolfo, a casa de férias dos papas a sul de Roma, onde deverá ficar dois meses.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, explicou que após a renúncia o anel de Pescador, símbolo oficial do Papa, será destruído pelo camerlengo e que Bento XVI passará a usar um diferente.

Em relação às vestes, usará uma sotaina branca simples, diferente da usada pelos Papas.Também deixará de usar os típicos sapatos vermelhos, que voltou a tirar do baú papal quando iniciou o seu pontificado (João Paulo II usava sapatos normais castanhos). Isto apesar de levar consigo os sapatos vermelhos que lhe foram oferecidos durante a viagem ao México, "porque são cómodos e o Pontífice gosta muito deles".

Bento XVI, de 85 anos, será o primeiro Papa em quase seis séculos a renunciar, tendo alegado problemas de saúde.

Para Castel Gandolfo, Bento XVI levará os seus papéis privados, estando neste momento a proceder à triagem dos documentos. "É preciso fazer uma distinção entre os documentos que dizem respeito ao Governo da Igreja e as suas funções passadas" (de prefeito para a Congregação da Doutrina da Fé) que irão para os arquivos e "as notas de caráter mais pessoal que o seguirão na sua nova residência", afirmou Lombardi.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG