PJ faz 15 detenções em gangue de crime violento

Megaoperação mobilizou toda a directoria e levou a apreensão de armas. Dois suspeitos de balear inspector em 'carjacking' foram detidos.

Pelo menos quinze pessoas - incluindo alegadamente membros do chamado gangue de Valbom, indiciados por vários crimes e suspeitos da tentativa de carjacking e homicídio de um inspector da PJ - foram ontem detidas pela Polícia Judiciária do Porto, no âmbito de uma megaoperação de combate à criminalidade violenta que abrangeu a área do Grande Porto. Um grande número de carros, motas, armas - pistolas e caçadeiras - e droga foram apreendidas na operação que mobilizou toda a directoria do Porto.


Desde o início da manhã de ontem, prolongando-se até à noite, todas as secções da directoria foram chamadas a cooperar na operação, que decorreu em vários concelhos e envolveu cerca de três dezenas de buscas, especialmente em bairros considerados problemáticos, informou fonte policial.


A operação de grande envergadura terá permitido a detenção de elementos do 'Gangue de Valbom', um grupo de Gondomar há muito referenciado pelas autoridades por estar ligado a actividades criminosas de carácter violento, nomeadamente assaltos a ourivesarias e carjacking. Os detidos são também suspeitos de tráfico de droga e de agressões na discoteca Via Rápida, no Porto.


Dois destes indivíduos estarão ligados à tentativa de homicídio de um inspector da directoria do Porto, em Abril deste ano, na Maia. O policial, afecto a uma das brigadas de homicídios, acabara de chegar a casa com a mulher e dois filhos quando surgiu um carro de onde saiu um indivíduo encapuzado. O inspector terá sacado da arma, o que levou o agressor a disparar, atingindo o agente na cara e numa mão. Ainda conseguiu tirar a arma à vítima, mas acabou por desistir do intento de roubar a carrinha Audi A4. Investigado há cerca de três anos, o gangue assalta sobretudo ourivesarias com recurso a armas de fogo - serão, inclusive, portadores de um arsenal de grande calibre.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG