Varina homenageou figura carismática na Torreira

Maria João prestou homenagem a uma figura emblemática da zona nortenha. Entre os mais novos foi uma avioneta que venceu.

Numa era dominada pelos jogos virtuais, é curioso constatar que as Construções na Areia tornaram-se um dos últimos redutos da brincadeira real para os mais pequenos que afluem às praias de norte a sul do País durante as férias "grandes".

Imaginação e talento, mas também treino, que o trabalho explica grande parte do sucesso em qualquer actividade, são os ingredientes que compõem a receita para alcançar os melhores prémios.

Esse foi sempre o lema de Miguel Silva, 15 anos, um dos veteranos que a organização chamou para mostrar a sua arte na Torreira, Murtosa, atraindo, rapidamente, as atenções para um exuberante tigre. Ficava completo um quadro onde aparecia ainda o Tarzan, este erguido mais a sul, aquando da passagem por Buarcos.

A manhã acordou composta de gente na praia, apesar de os homens do tempo fazerem crer que o Sol durante o fim-de-semana iria ser escasso e que a chuva até poderia estragar o dia. Apesar das nuvens, o mar também resolveu colaborar e brindou os banhistas com pequena ondulação para o que é habitual nas praias nortenhas, fazendo hastear as bandeiras verdes, algo raro.

As águas calmas eram aproveitadas também, algumas centenas de metros a norte, para sucessivas investidas do barco da campanha de arte xávega, rivalizando com o recinto das construções no que tocava a assistência.

E seria uma das figuras mais carismáticas da Torreira a inspirar Maria João, de 14 anos, fazendo surgir no areal uma varina de canastra à cabeça, que arrebatou o primeiro lugar do escalão B, depois de um segundo e um terceiro prémios em edições anteriores. Tiago Santos, 10 anos, aterrou uma avioneta, manobra a que o júri se rendeu, classificando-a como a melhor na prova dos mais novos.

De resto, a Torreira homenageou a iniciativa do DN com uma maré cheia de construções de "encher o olho", a que a organização decidiu retribuir com uma menção de honra extra no escalão B.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG