O zé-povinho 'made in' Buarcos

Iniciativa do DN divertiu a pequenada. À criatividade das esculturas juntaram-se os jogos tradicionais. Só o frio atrapalhou a festa.

De personagem intemporal a escultura efémera - o zé-povinho, com assinatura de Sofia Meireles Costa, apareceu na praia de Buarcos com a bandeira nacional e uma garrafa de vinho. A menina faz questão de explicar o sentido desta composição caricatural: "Quis juntar à caricatura a bandeira nacional por ser o símbolo da Pátria, e a garrafa de vinho que simboliza alegria." E pronto. Sofia, que fica sempre em primeiro lugar, e, consequentemente com o passaporte para ir à final, volta a repetir a proeza no pódio.

Buarcos, vila ancestral e com tradição piscatória, acordou com tons cinzentos. A água do mar - que bordejava a curva da famosa enseada - estava temperada, mas os poucos turistas que ousaram vencer a meteorologia optavam por se resguardar do ar frio. Indiferentes ao clima, dezenas de crianças responderam ao desafio anual do DN. Surgiram, então, fruto da mestria, a moldar a areia molhada, as tartarugas, os patos, os barcos e as guitarras...

No tempo regulamentar, munidos de ferramentas a preceito, eis que o talento é objecto de avaliação. Coube aos artistas plásticos Tesha e João Ricardo e ao ex-concorrente Francisco Salis compor o trio que escolheu as esculturas premiadas. "É sempre interessante avaliar estes trabalhos, dá gosto ver como as crianças mostram os seus dotes artísticos", assegura o pintor João Ricardo - ele que há quase duas décadas faz parte do júri das Construções na Areia na praia de Buarcos.

Momentos antes dos jogos da corda e do saco, disputados num recinto ao lado das esculturas, todos se juntaram em redor do trabalho de Miguel Silva, de 15 anos, natural de Leiria. Como cenário, lá estava o enorme Tarzan, personagem de ficção do início do século passado. Foi a escultura, em tamanho gigante, que Miguel, o "artista convidado" para o atelier DN, escolheu para abrilhantar o talento da pequenada. E, foi ali, ao lado do Tarzan que todos posaram para a fotografia. Todos bateram palmas!

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG