Bento XVI falará com artistas no CCB e ainda vai ao Porto
Quando foi anunciada a visita Papal houve discrepâncias. Ontem, a antecipação dos pormenores voltou a provocar mal-estar na hierarquia da Igreja
Regressaram ontem as discrepâncias protocolares por causa da visita do Papa Bento XVI a Portugal, em Maio do próximo ano, para presidir à Peregrinação Internacional na Cova de Iria, Fátima. A hierarquia da Igreja portuguesa agendou uma conferência de imprensa, para a próxima segunda-feira, na sede da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), para anunciar os pormenores da visita do Santo Padre ao nosso país, mas a Rádio Renascença (RR) divulgou ao longo do dia de ontem vários elementos do programa, onde ficou a saber-se que o Papa vai falar com artistas portugueses e irá ao Porto.
Instalou-se, pois, o desconforto nalguns responsáveis eclesiásticos, segundo conseguiu apurar o DN. O mesmo mal-estar, aliás, quando ocorreu a divulgação da visita papal, sem que tenha existido um anúncio conjunto entre a Presidência da República e a Conferência Episcopal Portuguesa.
O programa adianta que Bento XVI chegará a Lisboa, no dia 11 de Maio de manhã, onde receberá as boas-vindas numa cerimónia protocolar ainda no aeroporto da Portela, e, depois, no Palácio de Belém. O Papa presidirá depois a uma missa no Terreiro do Paço (18.00). Será na Nunciatura Apostólica que ficará alojado, aí recebendo em audiência o Primeiro Ministro José Sócrates. Do programa do dia 12 constará ainda um encontro, no Centro Cultural de Belém (CCB), com agentes artísticos. Com o principal objectivo de vir a Fátima (ele que até conheceu a vidente Irmã Lúcia e é considerado um dos mais profundos conhecedores da mensagem da Cova de Iria), Bento XVI estará no recinto a 12 e 13.
Mas a viagem do Chefe de Estado do Vaticano incluirá, ao que tudo indica, a cidade do Porto. Será ao quarto dia da sua presença em Portugal Continental, no dia 14. Ainda de acordo com a RR, o Papa celebrará missa na Avenida dos Aliados e deverá regressar a Itália, via Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Maia).
Certo é que o anúncio oficial com todos os detalhes da visita será feito em conjunto, na segunda-feira, pela Igreja e Estado Português. Refira-se que, poucos dias depois de ser anunciada a visita papal, os hotéis de Fátima esgotaram a lotação.