Bom Sucesso retoma hoje a venda de peixe

A partir de hoje já pode voltar a comprar peixe no Mercado do Bom Sucesso, no Porto. O vereador das Actividades Económicas anunciou ontem que a maioria das peixeiras vai poder retomar a actividade no piso superior daquele espaço municipal. Após a ASAE ter proibido a comercialização de peixe, passar a vendê-lo no piso das frutas e legumes é para as vendedoras "um mal menor".


"Existem 18 peixeiras no mercado, ultimamente só 17 têm exercido a sua actividade, 14 dessas que vendem peixe fresco vão ser recolocadas no piso superior, onde trabalharão com toda a normalidade", afirmou o vereador Manuel Sampaio Pimentel. Para as restantes quatro, que vendem também peixe congelado, a autarquia pretende encontrar uma solução - estará em cima da mesa, na próxima reunião de Câmara, uma proposta para isenção de renda até ao final do ano, por não terem as mesmas condições de que dispunham.


A autarquia anunciou ainda que vai contestar o relatório da ASAE sobre o mercado do Bom Sucesso no ponto referente à falta de condições de higiene, que diz não corresponder à realidade - a acção de fiscalização aconteceu há um mês e conclui que "não estão reunidas as condições mínimas do ponto de vista higio-sanitário e funcional". "É uma palhaçada, sinceramente, aqui está tudo limpo", afirmou por sua vez a peixeira Sandra Cruz, acrescentando, sobre a transferência para o piso superior, que "qualquer solução é melhor do que estar fechada".


Em comunicado, a Associação de Feirantes do Distrito do Porto diz que o anúncio do encerramento teve um "impacto negativo", que "repercutir-se-á com perda de negócios e os esvaziamento do mercado".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG