Líder dos Hammerskins em PortugalMário Machado poderá ser posto em liberdadeMário Machado foi transferido da prisão de alta segurança de Monsanto para a cadeia de Alcoentre, e em breve poderá ser posto em liberdade. Decisão é tomada dia 26.
Na cadeia da CarregueiraJorge Ritto e Manuel Abrantes já estão presos Jorge Ritto e Manuel Abrantes regressaram e já entraram no Estabelecimento Prisional da Carregueira, em Sintra, depois de terem ido almoçar. Marta Saramago, advogada de Manuel Abrantes, confirmou que ambos ficaram presos.
Casa PiaAdvogado de Carlos Silvino "se pudesse dava pulos de alegria" O advogado de Carlos Silvino afirmou hoje, após a absolvição do ex-motorista casapiano dos crimes relativos à casa de Elvas, que "se pudesse dava pulos de alegria".
Casa PiaAbsolvidos os arguidos acusados dos crimes de Elvas Todos os arguidos acusados dos crimes da casa de Elvas, cometidos contra antigos alunos da Casa Pia, foram absolvidos esta tarde na 8.ª Vara Criminal de Lisboa.
Processo Casa PiaNovo requerimento adia prisão de quatro condenados O médico João Ferreira Dinis apresentou um novo requerimento para o Tribunal Constitucional (TC), diligência que adia a prisão de quatro arguidos do processo Casa Pia, confirmou hoje à Lusa fonte do TC.
Grande investigação DN sobre a Casa PiaPedofilia atingiu o coração da BBC com Jimmy SavileO caso mais mediático da última década rebentou no Reino Unido,no outono passado: Savile, antiga estrela da BBC, foi envolvido numa rede pedófila, queabarcava outras figuras influentes, e manchou a imagem da própria televisão pública britânica.
HistóricoDo 'caso Farfalha' às recentes suspeitas sobre a IgrejaDois outros casos de pedofilia marcaram o País após o início do processo Casa Pia. O da rede de abusos montada na garagem do açoriano 'Farfalha' resolveu-se de forma célere (em pouco mais de três anos). Já o do Seminário Menor do Fundão veio aumentar a suspeição sobre a Igreja.
VaticanoBento XVI promete obediência incondicional a novo Papa Durante uma intervenção não programada diante dos cardeais no Vaticano, Bento XVI prometeu ao seu sucessor toda a sua "deferência e obediência incondicional". O Papa, que anunciou a resignação a 11 de fevereiro, termina hoje o seu pontificado.
Mediáticos'Gansos' construíram carreiras de sucessoEstudaram na Casa Pia e retiraram o melhor da instituição para a vida profissional. Políticos,empresários e artistas cresceram nesta instituição e, ao contrário de muitos outros alunos que a vida não tratou bem, conseguiram ter sucesso nas suas carreiras. Uns orgulham-se de lá ter estudado, outros preferem não falar disso.
Mudanças na Casa PiaSaltaram muros e fizeram dos dormitórios salas de música Agora são metade dos alunos, também são menos procurados, sobra-lhes os casos mais problemáticos. O ensino é mais diversificado e individualizado. O acolhimento deixou-se de fazer intramuros, o que merece críticas. A Casa Pia não consegue apagar a imagem de abusos sexuais provocada pelo processo.Mas quem lá trabalha garante que não há casa mais segura.
Despedida de Bento XVICatólicos portugueses desafiados a exibir 400 mil cartazes de agradecimento a Bento XVI Um grupo de leigos católicos financiou e distribuiu gratuitamente 400 mil cartazes de agradecimento a Bento XVI, desafiando a população a exibi-los nas janelas das suas habitações.
Entrevista a Herman José"Já me tinham avisado que se continuasse a defender publicamente o Carlos Cruz teria um 'dissabor'"
InvestigaçãoÁlbuns de fotografias caíram em desuso depois da polémicaConjunto de 127 fotografias usado para reconhecimento de suspeitos causou controvérsia por exibir imagens de famosos, para despistar condicionamentos das testemunhas. Dez anos depois, lei foi alterada e a prática tem pouco uso.
PolémicaDe 12 ministros apontados no inquérito, só um foi arguidoEntre os vários ministros e ex-ministros indicados na fase de inquérito, só Paulo Pedroso foi constituído arguido - após ser apontado por quatro vítimas do processo -, mas não foi a julgamento. O PS foi o partido que mais sofreu, mas olhando para o rol de nomes referidos na fase de investigação até há mais ministros de direita. As fontes não foram, porém, consideradas credíveis pela investigação. O processo mudou não só o PS, como a política portuguesa