Paulo Rangel: É "essencial" que Passos esteja já como PM na cimeira europeia

O líder da delegação social-democrata ao Parlamento Europeu, Paulo Rangel, defendeu hoje em Estrasburgo que é "essencial" que Pedro Passos Coelho participe na próxima cimeira europeia, a 23 e 24 de Junho, já como primeiro-ministro.

Questionado sobre se seria importante acelerar o processo de nomeação, na sequência das eleições legislativas de domingo passado, de modo a que o líder do PSD surja nesse Conselho Europeu em Bruxelas já como chefe de Governo, o eurodeputado disse que "não é importante, é muitíssimo importante".

"Eu julgo que é fundamental encontrar as soluções mais flexíveis possíveis, mesmo que aqui ou ali não vão cumprir a letra da Constituição a 100 por cento, para garantir que o novo governo está em funções e o primeiro-ministro está regularmente nomeado, no dia 23 e 24 de junho", declarou.

Rangel justificou a sua opinião com o facto de Portugal ser "de certeza, juntamente com a Grécia, um dos países que vai polarizar as atenções desse Conselho", pelo que é "essencial" que "o sinal que o eleitorado português deu seja traduzido em termos institucionais dentro da cimeira" de líderes europeus.

Paulo Rangel disse acreditar que as negociações entre PSD e CDS-PP não conhecerão dificuldades e que tudo "vai ser resolvido" em breve, pois a "razoabilidade" e "o espírito de cooperação e espírito nacional" se vão sobrepor às naturais posições de firmeza negocial.

"Eu já estive num governo PSD/CDS e as relações são excelentes", disse, acrescentando que "a situação do país é de tal ordem que se impõe naturalmente uma solução governativa no mais breve curto prazo possível, e os partidos também têm esse elemento de pressão para, no fundo, cederem mutuamente nas suas posições", afirmou.

Por fim, e questionado sobre a sua disponibilidade para integrar o futuro Governo, respondeu que essa é uma "questão que não se põe", pois tal é "da exclusiva responsabilidade do primeiro-ministro, e só a ele podem fazer essa pergunta".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG