Líder dos socialistas europeus lamenta derrota

O líder parlamentar dos Socialistas Europeus no Parlamento Europeu, Martin Schulz, afirmou-se hoje "muito triste e desapontado" com a vitória do PSD, "o partido de Durão Barroso", nas eleições legislativas de domingo em Portugal, que classificou como "um mistério".

Em declarações à Agência Lusa em Estrasburgo, França, à margem da sessão plenária do Parlamento Europeu - a que deverá presidir a partir de 2012 -, Martin Schulz disse ter muitas dificuldades em compreender "o caso português", e designadamente o facto de o primeiro-ministro José Sócrates ter sido "punido" por querer implementar medidas reclamadas pela Comissão Europeia liderada por Durão Barroso, e que serão executadas pelo PSD de Pedro Passos Coelho "de forma ainda pior".

"É difícil perceber que um governo seja punido pelas medidas que o partido vitorioso vai implementar de forma ainda mais dura. Para mim, é até hoje um mistério que o partido de José Manuel Durão Barroso tenha forçado o partido de Sócrates a cair, pelas medidas que Barroso pediu, e Passos Coelho vai agora implementar. Este é um caso único na Europa, sem precedente", disse.

Apontando com um sorriso que vai "viajar até Portugal para perguntar" aos seus "amigos e eleitores como é que isto é possível", Martin Schulz reconheceu logo a seguir, num tom mais sério, que "claro que é uma derrota muito difícil" para os socialistas europeus (conhecidos como Socialistas e Democratas na UE), que continuam a perder terreno para o Partido Popular Europeu (PPE), a principal família política europeia nas diversas instâncias, e que terá em Passos Coelho o seu 17.º primeiro-ministro entre os 27 líderes europeus.

Schulz indicou de resto que o grupo dos socialistas vai reunir-se hoje à noite precisamente para debater o "Estado da União" Europeia e em concreto a situação preocupante dos Socialistas na Europa, também à luz de mais este "revés", com a derrota do PS português, um dos poucos governos socialistas que restava na União.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG