Pivôs das televisões vão usar iPads nas emissões especiais

Os  moderadores da RTP1, SIC e TVI vão utilizar o tablet da Apple em estúdio, hoje a partir  das 20.00.

José Alberto Carvalho, director de Informação da RTP1, revela ao DN que hoje, na noite eleitoral, os moderadores do Especial Eleições vão usar o famoso tablet da Apple: "Vamos utilizar na RTP1 o iPad como forma de interacção com os resultados." O director de Informação diz que a estação pública vai ainda voltar a utilizar o quadro digital que usou m eleições anteriores: "Tem um sistema que combina a imagem real com a imagem virtual. Isso permite a sobreposição de gráficos num cenário real."

Com José Alberto Carvalho vão estar a moderar a noite eleitoral, Judite Sousa e José Rodrigues dos Santos. A RTP1 conta com a presença dos comentadores António Vitorino e Rui Rio. Ao longo da noite, haverá vários directos feitos a partir das sedes de campanha e das sedes partidárias.

A SIC também recorre a ferramentas de interacção para o Especial Eleições, segundo Rodrigo Guedes de Carvalho, director adjunto de Informação. "Trata-se da utilização de tecnologia virtual que já usamos diariamente no Jornal da Noite."

Rodrigo Guedes de Carvalho realça que com esse sistema o público vai conseguir fazer uma leitura imediata dos números. "Vamos apostar num grafismo muito claro para que os espectadores tenham uma percepção rápida dos resultados."

Na SIC, como na RTP1, os moderadores também vão usar uma nova ferramenta de trabalho. "Vou ter de apoio um iPad para consultar noticiário na Internet." Clara de Sousa, que vai estar ao seu lado, terá igualmente um iPad. No estúdio vão estar os comentadores Miguel Sousa Tavares, José Manuel Júdice e Ricardo Costa.

A TVI apenas tem um moderador nas Presidenciais 2011, que é o director de Informação, Júlio Magalhães. Segundo fonte da estação, o jornalista também terá iPad na noite eleitoral. Quanto a outras tecnologias, a mesma fonte prefere manter "segredo" até logo, às 20.00. Mas garante que a grande aposta da TVI é no painel de comentadores com Marcelo Rebelo de Sousa, Constança Cunha e Sá, Manuel Maria Carrilho, Pedro Santana Lopes e Teresa de Sousa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG