Como vai ser a noite eleitoral nas televisões

Muitas equipas de reportagem, carros de exteriores nas sedes de candidatura e nas sedes partidárias, comentadores em estúdio e projecções às 20.00 são as principais apostas para domingo.

RTP1

Segundo a directora-adjunta de produção Maria José Nunes, a RTP, vai ter em estúdio cerca de 60 pessoas que garantem a emissão conduzida por Judite de Sousa, José Alberto Carvalho e José Rodrigues dos Santos, e que conta também com a presença dos comentadores António Vitorino e Rui Rio.

Às 20.00 está garantida a projeção de resultados da RTP, da responsabilidade do CESOP -- Centro de Estudos e Sondagens de Opiniões, da Universidade Católica.

As equipas de reportagem serão apoiadas por dois carros de exteriores, dos maiores que estão ao serviço da RTP, e por mais três carros multicâmara. Segundo Miguel Barroso, subdiretor de informação, a RTP terá no exterior cerca de 20 jornalistas distribuídos pelas sedes de candidatura e sedes partidárias e um total de mais de 150 elementos distribuídos por diversas equipas de produção.

TVI

Há uma aposta clara num grupo de comentadores habituais: Marcelo Rebelo de Sousa, Constança Cunha e Sá, Manuel Maria Carrilho, Pedro Santana Lopes e Teresa de Sousa.

Segundo Pedro Mourato, Coordenador da Produção de Informação da TVI, a emissão será conduzida pelo director de Informação, Júlio Magalhães, e pelas 20.00, haverá uma projecção de resultados da Intercampus, parceria habitual da TVI em actos eleitorais.

A TVI vai mobilizar para a cobertura da noite eleitoral dez carros de exteriores e uma moto, que vão apoiar uma equipa constituída por cerca de 150 profissionais, onde se incluem jornalistas, câmaras e restantes elementos afectos à produção de informação.

SIC

Avança às 20.00 com duas projecções da Eurosondagem: uma sobre as presidenciais e outra sobre o que seriam os resultados da noite eleitoral caso estivéssemos perante eleições legislativas. O responsável da Eurosondagem, Rui Oliveira e Costa, dará todas as informações sobre as duas projeções.

De acordo com a editora de política da estação de Carnaxide, Paula Santos, a noite eleitoral será garantida por uma equipa de mais de 150 profissionais.

A emissão conduzida por Rodrigo Guedes de Carvalho e Clara de Sousa, em simultâneo com a SIC Notícias a partir das 20.00, conta também com os comentadores Miguel Sousa Tavares, José Miguel Júdice e Ricardo Costa.

No exterior, haverá cerca de 15 jornalistas, incluindo todos os que participaram na campanha eleitoral, e seis carros de exteriores em cada uma das sedes de candidatura, sendo que os maiores e mais bem equipados estarão junto às sedes de candidatura de Cavaco Silva e Manuel Alegre.

SIC Notícias

Depois de terminar o simultâneo com a SIC, iniciado às 20.00, a noite eleitoral prossegue apenas na SIC Notícias, com os comentários de Ana Gomes e Pacheco Pereira, a que se segue a dupla António José Teixeira e Henrique Monteiro.

Haverá ainda espaço para um debate com Daniel Proença de Carvalho, João Cravinho, Maria João Avilez e José Medeiros Ferreira, e um "Eixo do Mal Especial", com Nuno Artur Silva, Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Daniel Oliveira e Pedro Marques Lopes.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG