Lista de candidatos dos partidos por distrito

(Nota: Os perfis omissos na listagem abaixo devem-se a falta de resposta das organizações partidárias aos insistentes pedidos do DN para fornecerem a respectiva informação biográfica.)

Movimento Esperança Portugal(MEP)

Açores: Nuno Frazão, de 31 anos, é licenciado em Engenharia do Ambiente. Está desenvolver um mestrado em Desenvolvimento. Começou a sua carreira como consultor da Direcção da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a criação da TESE - Associação para o Desenvolvimento onde trabalhou durante cerca de 7 anos. Foi também assessor técnico do Departamento de Engenharia das Águas de Portugal Serviços Ambientais e assessor da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, sendo fundador e responsável da Unidade de Cooperação e Desenvolvimento da Universidade. Actualmente é membro da Direcção da TESE e da SUN AID.

Aveiro: Celina Rodrigues, de 36 anos, é Directora Técnica de uma empresa de transportes e logística. Foi membro da associação ambiental Liga dos Amigos da Ria de Aveiro. Integrou a direcção da Associação Académica da Universidade de Aveiro, tendo sido responsável pelo Sector Cultural. Profissionalmente fez dois estágios de verão numa agência bancária e trabalhou como gestora de cliente numa multinacional. Frequentou a Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação na Universidade de Aveiro. Fez o Curso de Capacidade Profissional para Agentes Transitários. Actualmente frequenta a licenciatura em Gestão das Actividades Marítimas e Portuárias no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração em Aveiro.

Beja: Luísa Nunes da Silva, de 37 anos, é licenciada em Educação de Infância. Depois de vários anos dedicados ao tema da educação no pré-escolar onde se especializou nos modelos pedagógicos do Movimento Escola Moderna e HighScope, foi empresária e gerente de várias lojas ligadas a vestuário infantil. Actualmente é Directora de Marketing de um grupo de PME's.

Braga: Jorge Sousa, de 41 anos, é licenciado em Engenharia e Gestão Industrial e frequenta o Mestrado em Gestão de Operações. Exerce funções de engenheiro na Quimonda desde 1998, onde também faz parte da Comissão de Trabalhadores. É membro da Comissão Arquidiocesana da Justiça e Paz de Braga, desde 2004. Foi presidente e membro da direcção de uma associação de Famalicão, na área do desenvolvimento local e juvenil, entre 1998 e 1999; membro da direcção nacional da JOC (Juventude Operaria Católica), movimento da acção católica, de 1990 a 1994; e da direcção de uma associação para a alfabetização de adultos, em Lisboa, entre 1987 e 1990.

Bragança: Miguel Martins dos Santos, 37 anos, Economista e empresário.

Castelo Branco: Gonçalo Rebelo Pinto, de 49 anos é licenciado em Gestão pela Universidade Católica. Trabalhou na banca, retalho automóvel, serviços e consultoria. Desde 2004, dirige uma empresa de consultoria de responsabilidade social, que tem por missão fomentar o voluntariado empresarial e estabelecer pontes entre as empresas e as comunidades locais. Tem colaborado em diversas iniciativas, movimentos e projectos de acção social e educativa e foi gestor de projectos sociais na Fundação Vodafone. Concebeu e acompanhou, entre outros, o programa TII, para a requalificação de desempregados do sector têxtil na Covilhã e Vale do Ave.

Coimbra: Pedro Góis, de 40 anos, é licenciado em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde obteve um Mestrado e onde entregará nos próximos meses a sua Dissertação de Doutoramento. Foi dirigente da AAC nos anos 90. É ainda docente convidado nas Universidades de Coimbra e INDEG/ISCTE onde lecciona na área da Metodologia de Investigação, Sociologia das Migrações e Sociologia da Arte.

Évora: Pedro Machado, 48 anos, licenciado em Engenharia Civil, em 1987, pelo Instituto Superior Técnico. O seu percurso profissional tem sido realizado em empresas de construção e obras publicas, exercendo actualmente o cargo de director comercial.

Faro: Isabel Horta Correia, de 53 anos, é doutorada em Economia, investigadora na área de macroeconomia e politicas fiscais e monetárias. Professora catedrática na Universidade Católica Portuguesa.

Guarda: Jorge Sousa, 41 anos, licenciado em Engenharia e Gestão Industrial, frequenta o Mestrado em Gestão de Operações. Exerce funções de engenheiro na Nanium (ex-Qimonda) desde 1998, onde também fez parte da Comissão de Trabalhadores. É membro da Comissão Arquidiocesana da Justiça e Paz de Braga, desde 2004.

Leiria: Rui Nunes da Silva, de 35 anos, fez o bacharelato em Engenharia Multimédia e posterior licenciatura em Informática de Sistemas. Trabalhou no grupo BES na implementação de projectos ligados à banca electrónica, gestão de conteúdos de informação e plataformas aplicacionais para a banca e seguros antes de aceitar o desafio de dedicar o seu tempo em exclusivo à intervenção cívica e política através do Movimento Esperança Portugal onde desempenha as funções de Secretário-Geral.

Lisboa: Rui Marques, de 47 anos, é licenciado em Medicina, com Mestrado em Comunicação Social. É activista de causas sociais e Presidente fundador do Movimento Esperança Portugal. Da sua intervenção cívica, social e política destacam-se: a fundação da revista Fórum Estudante, a promoção da Missão Paz em Timor (Lusitânia Expresso), organização da Missão Crescer em Esperança (acolhimento de vítimas da guerra da Bósnia), a participação no lançamento da Revista CAIS (integração dos Sem Abrigo) e o seu desempenho como Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas na promoção de uma política de acolhimento e integração de imigrantes.

Madeira: João Pereira Bastos, 45 anos, gestor.

Portalegre: Alberto Rebola, de 39 anos, é licenciado em Ciências da Comunicação, com pós-graduações em Ciências da Comunicação e Estratégias da Comunicação e Assessoria Mediática. Actualmente é técnico de comunicação e relações públicas, depois de mais de 10 anos como jornalista no distrito de Portalegre, nomeadamente nas delegações de Elvas da Radiodifusão Portuguesa e da Rádio Renascença, na Rádio Campo Maior e na Rádio Elvas. Militante do MEP desde Abril de 2008, integrou a lista e o secretariado executivo da candidatura de Laurinda Alves ao Parlamento Europeu nas eleições europeias de Junho.

Porto: Sebastião de Sousa Pinto de 38 anos é advogado e Presidente do Conselho de Jurisdição do MEP. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. É também pós-graduado em Direito Fiscal pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto em 2005. Desempenhou funções de jurista na Câmara Municipal de Aveiro em 2001 e exerceu o cargo de advogado-síndico na Câmara Municipal do Porto entre 2001 e 2004. Foi formador da Ordem dos Advogados, na área do direito administrativo. É sócio e administrador da sociedade de advogados "Sebastião de Sousa Pinto & Associados - Sociedade de Advogados, RL". Está no MEP desde Abril de 2008.

Santarém: Luís Jacob, de 39 anos, é licenciado em Educação Social pela Escola Superior de Educação de Santarém e pela Universidade de Vigo (Espanha), mestre em "Politicas de Recursos Humanos" pelo ISCTE em 2005 e doutorando em "Educação para adultos" pela Universidade de Coimbra, desde 2009. É diplomado em "Educação Sexual" pela Universidade Pontifica de Salamanca (Espanha) e docente na Escola Superior de Saúde de Bragança, desde 2009. Actualmente é presidente da Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS), desde 2007, director Técnico de um Centro Paroquial e Social e director da Socialgest, Consultadoria Social, desde 2005.

Setúbal: Pedro Pais de Almeida, 48 anos, advogado, sócio da Abreu Advogados.

Viana do Castelo: José Carlos Basto Lino, 44 anos, é Engenheiro Civil, projectista de Estruturas e fundador da Newton-Consultores de Engenharia. É docente convidado na Universidade do Minho.

Vila Real: Rui Castro Martins. Nascido no Porto em 1953, casado e com 3 filhos é Gestor de Empresas e Empresário na área da Informática. Foi, em Maio de 1991, sócio fundador do Rotary Clube do Porto-Antas onde desempenhou funções como Director de Protocolo, Secretário, Vice-Presidente e Presidente. É presidente do Conselho Fiscal da Fundação Santa Rafaela Maria.

Viseu: João Vaz da Silva, 34 anos, consultor.

Europa: Vanda Santos, 36 anos, doutorada em "Paz, Conflitos e Democracia" e mestre em "Estudos para a Paz e Desenvolvimento". Actualmente é consultora junto das Nações Unidas em Genebra, Suíça.

Fora da Europa: Maria Sá da Bandeira, de 33 anos, é licenciada em Direito pela Universidade Católica de Lisboa. Exerceu advocacia entre 2001 e 2005. Foi também assessora jurídica na Autoridade da Aviação Civil de Macau e realizou acções de voluntariado em Portugal, África e Macau.

------------------------------------------

Nova Democracia

Madeira: Hélder Spínola de Freitas, de 37 anos é Biólogo e Professor na Universidade da Madeira. Foi presidente da Quercus.

Braga: Jorge Manuel Mesquita Fernandes é médico-cirurgião barcelense, deputado municipal na AM de Barcelos e militante do PND.

Coimbra: Pedro Miguel Belo de Carvalho Costa Marques é licenciado em Direito, sendo residente em Coimbra e advogado em Santa Comba Dão. É militante do PND.

Europa: Márcio Rubim Ferreira Amaro, tem o 12º ano e é actor e Músico.

Fora da Europa: Eduardo Pedro Welsh, Gestor de Empresas, licenciado em Estudos Orientais - Chinês e doutorado em História da Arte Chinesa década de oitenta, militante do PND.

Lisboa: João Manuel de Carvalho Fernandes, Gestor de empresas, licenciado em Administração e gestão de empresas, membro da Direcção do PND e ex. Militante do CDS.

Santarém: Sérgio Miguel Ventura Pina, empresário, 12º Ano completo, frequentou Licenciatura em Administração de empresas mas não terminou, independente.

Setúbal: Maria Celeste Viseu Clemente Pinto, Engenheira Mecânica, licenciada em Engenharia Mecânica, independente.

Porto: Nuno Ricardo Carvalho Matos de Almeida, gestor comercial, está a frequentar a licenciatura de Comunicação Empresarial, militante do PND.

-------------------------------------------

Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN)

Aveiro: Filipe Furtado de Antas de Almeida Cayolla, de 45 anos, tem o equivalente ao 12º ano e nenhuma experiência política. Foi comissário numa Comissão de Protecção de Menores em Matosinhos e é, actualmente, Presidente do Concelho Fiscal da AKGP (Ass. Karaté Goju Portugal).

Beja: Ana Sofia dos Santos Costa é licenciada em Relações Públicas e Publicidade, desempenhou funções como Gestora de Formação durante 10 anos. Desde há dois anos colabora com o PAN no gabinete de comunicação como assessora de imprensa.

Braga: Felisbela Maria Almeida Gonçalves, de 25 é Mestre e não tem experiência política. O único contacto que teve com este universo foi enquanto estudante, quando participou em algumas reuniões na Juventude Comunista Portuguesa.

Castelo Branco: Maria Teresa Nobre Correia, de 42 anos é Mestre e não tem qualquer historial no domínio da política. É uma das organizadoras das campanhas do Banco Alimentar Contra a Fome.

Coimbra: Florbela Brisida Castanheira, 43 anos.

Évora: Carlos Alberto Silveira Ramos, 34 anos.

Faro: Marta Gabriela Gomes Correia integra o PAN desde 2009, sendo actualmente membro do Conselho de Jurisdição do partido e Presidente do Conselho Local de Faro. Coordena o Projecto de Ajuda Alimentar Animal, Núcleo Algarve, desde finais de 2009 e PRAVI- Projecto de Apoio a Vítimas Indefesas desde 2008. Frequentou diversos workshops ligados à defesa dos animais. Coopera com diversas associações nacionais e internacionais. Presta assessoria jurídica a diversos casos de protecção a animais, nomeadamente às raças potencialmente perigosas.

Guarda: Eduardo Jorge de Sousa Ribeiro, 52 anos.

Leiria: António José Vieira Caldeira é tenente-Coronel de Artilharia na reforma, a seu pedido, condecorado com as medalhas de mérito militar e de comportamento exemplar, desempenhou várias funções de comando e de formador em Chefia e Liderança. É membro da Supreme Master Ching Hai International Association, que visa o despertar da consciência Humana, e praticante de meditação na Corrente Sagrada da Luz e do Som (Quan Yin). É vegetariano há doze anos e vegan há cinco, por razões éticas e compassivas. Desempenha desde 12 de Fevereiro de 2011 as funções de Coordenador do PAN no Distrito de Leiria.

Lisboa: Paulo Alexandre Esteves Borges é membro da Comissão Coordenadora do PAN, responsável pelo arranque do projecto em Maio de 2009. Defensor, em todas as suas intervenções públicas, da necessidade de uma nova consciência planetária, movida pelo amor à natureza e a todos os seres sencientes. Professor de Filosofia na Universidade de Lisboa é também sócio-fundador e membro da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira.

Portalegre: António Eliseu Rodrigues Faria, 58 anos.

Porto: Jorge Manuel Pereira Ribeiro, de 31 anos é Engenheiro Electrotécnico, e integra o PAN desde Agosto de 2009, desempenhando actualmente as funções de Tesoureiro da Direcção Nacional e Presidente do Conselho Local do Porto. Absolutamente comprometido e empenhado com a Causa Animal, não tem dúvidas de que a evolução do ser humano caminha no sentido de atingir a capacidade de defender e proteger os seres mais fracos e vulneráveis com os quais coabita neste planeta.

Santarém: Pedro Miguel Sena, 38 anos.

Setúbal: Célia Maria Feijão da Silva é licenciada em Gestão, trabalhando como empresária. Integra o PAN desde Agosto de 2009, actualmente com funções no Conselho Nacional, Coordenação-Geral de Núcleos do Sul e Coordenação do Núcleo do Almada. Formadora certificada. Participou no I Colóquio sobre Educação e Ética Ambiental, obtendo valências na área educacional. Frequentou o workshop "Legislação Portuguesa de Protecção dos Animais II" ministrado pela Associação ANIMAL. Possui os cursos de Auxiliar de Veterinária ministrado pelo Instituto Monitor, de Higiene e Estética Canina e Felina ministrado pelo Instituto Superior de Estudos Veterinários e de Primeiros Socorros em Cães e Gatos ministrado pelo Hospital Veterinário Central.

Viana do Castelo: Maria de Fátima Oliveira Nunes Torres Mano integra o PAN desde Junho de 2009, actualmente com funções no Conselho Local do Porto. Activista da causa animal há 25 anos é sócia-fundadora da Associação ANIMAL. Trabalha em regime de voluntariado com várias associações de protecção animal. Integrou o curso de formação da RSPCA e da Dog's Trust, obtendo valências na área educacional. Possui o curso de "Primeiros Socorros em Animais", ministrado pelo Hospital Veterinário do Porto.

Vila Real: António Rui Domingues Ferreira dos Santos é membro da Comissão Coordenadora do PAN, responsável pelo arranque do projecto em Maio de 2009. É empresário com actuação em diversas áreas, nomeadamente no sector da construção. É Co-fundador, em 2007, e actual Presidente da Associação Desenvolvimento Natura, organização sem fins lucrativos dedicada aos animais e ao ambiente, que visa sobretudo a angariação de fundos e respectiva distribuição entre associações que lidem directamente com a protecção aos animais e a consciencialização da população em geral para as causas animal e ambiental

Viseu: António de Fátima de Melo Antunes Pinto

Açores: Luís Filipe da Silva Borges, 33 anos.

Madeira: Rui Manuel dos Santos Almeida é coordenador do núcleo do Funchal do PAN e membro do grupo de trabalho de Ecologia do PAN nacional. Defensor de uma aplicação universal dos direitos humanos. Activo pela causa tibetana através da Casa do Tibete na Madeira e vogal da União Budista Portuguesa, delegação da Madeira.

Europa: Paula Inês Alves de Sousa Real é licenciada em Direito e tem uma pós-graduação em contencioso administrativo e em ciências jurídico-políticas. Procurou sempre acompanhar a causa animal, quer no âmbito da protecção de animais abandonados, apadrinhamento em associações e protecção de colónias de rua. Colabora com o PAN desde 2010, presidindo actualmente ao Conselho de Jurisdição.

-----------------------------------------

Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP)

Aveiro: Carlos Manuel Marques Pinto de Loureiro

Beja: João Baptista Ramos Preguiça

Braga: António José Teixeira de Sousa

Bragança: Alfredo Manuel Dinis da Costa Gonçalves

Castelo Branco: José Albino Alves Marrucho

Coimbra: Carlos Alberto da Silva Faria

Évora: Domingos António Caeiro Bulhão

Faro: Carlos Manuel Eusébio Lopes

Guarda: Eduardo Pires do Espírito Santo

Leiria: Rui Soares Carqueijeiro

Lisboa: Garcia Pereira

Portalegre: Carlos Manuel Duarte da Costa Gomes

Porto: Maria Hermínia Bacelar Fernandes Antunes

Santarém: José Duarte da Conceição

Setúbal: Artur Manuel Antunes

Viana do Castelo: Sérgio Raúl da Silva Felgueiras

Vila Real: João Augusto Rodrigues

Viseu: Leopoldo Tejada Mesquita Nunes

Açores: Pedro Albergaria Leite Pacheco

Madeira: Maria Zita de Matos Caldeira

Europa: Informação não disponibilizada

Fora da Europa: Luís Manuel da Silva Patrício

------------------------------------

Partido Democrático do Atlântico (PDA)

Aveiro: Dénis Valéria da Rocha Nunes e Sousa (Psicóloga)

Braga: José Manuel Lopes Cordeiro (Historiador - Univ Minho);

Bragança: Nuno Gomes Lopes (Arquitecto);

Guarda: Pedro Miguel Ribeiro Boa-Nova Pereira;

Lisboa: Paulo Alexandre Esteves Borges

Porto: Pedro Luís da Rocha Baptista (Escritor e Investigador)

Viana do Castelo: José Carlos Ferraz Alves (Economista);

Vila Real: António Pinto Bernardo (Gestor);

Viseu: Eurípides Costa (Vinicultor)

----------------------------------------

Partido Humanista

Porto: Maria Vítor Mota, de 32 anos é empresária, sendo licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho. Foi membro fundador do Partido Humanista em 1999 e, actualmente, é Secretária-Geral do mesmo.

Lisboa: Manuela Magno, de 57 anos é Professora Universitária na Universidade de Évora. Em 1999 foi cabeça de lista pelo PH, como candidata independente, nas eleições europeias de 1999. Foi ainda pré-candidata às eleições presidenciais de 2006

Évora: Filipe Braga, de 45 anos, é professor de natação. É também membro do Conselho Nacional do Partido Humanista, de que foi também fundador, em 1999.

Beja: Natacha Mota, de 36 anos, é tradutora, sendo licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade do Porto. Foi membro fundador do Partido Humanista em 1999, e actualmente, é Membro do Concelho Nacional do Partido.

Bragança: Alice Ribeiro, de 41 anos, é técnica superior de gestão universitária, sendo licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade do Porto. Foi membro fundador do partido (1999).

Portalegre: Manuel Afonso, de 40 anos, é informático. Foi um dos fundadores do Partido da Terra.

Europa: Fabiana Lage, de 40 anos é professora, e desde 2007, é também militante humanista.

Fora da Europa: Wendy Ferreira, de 31 anos, é assistente social. É também militante humanista desde o ano de 2007.

-------------------------------------

Partido Nacional Renovador (PNR)

Aveiro: Nelson Miguel de Sousa dos Santos

Beja: António Francisco Nicolau Malacão

Braga: Hugo Alexandre de Sampaio e Araújo Barbosa

Bragança: Fábio José Rosa Fatal

Castelo Branco: João de Almeida Dias Coutinho

Coimbra: Vítor Manuel Duarte Ferreira Ramalho

Évora: Vítor Manuel da Silva Varandas

Faro: Rui Miguel Prata Ferro Roque

Guarda: Celso Nuno Marques Carvalhana

Leiria: Manuel Marques José

Lisboa: José de Almeida e Vasconcellos Pinto-Coelho

Portalegre: Joaquim Jorge Casimiro Baptista dos Santos

Porto: Carlos Ribeiro Boal Fonseca Branco

Santarém: Humberto Nuno Lopes Mendes de Oliveira

Setúbal: Fernando Paulo dos Santos Fernandes

Viana do Castelo: Luís Paulo Haderer Sequeira

Vila Real: José Lucena Pinto

Viseu: Abel António Antunes Ramos Boavida

Açores: Roque Manuel da Silva Gaio e Melo de Almeida

Madeira: Luís Miguel Azevedo de Ornelas

Europa: Rita Alexandra Ginja Melro

Fora da Europa: José Miguel Gomes Encarnação

-----------------------------------

Partido Operário de Unidade Socialista (POUS)

Braga: Daniel Mendes Gatoeiro

Faro: Ana Tavares da Silva

Leiria: Valdemar Pedro Cabral Camara Almeida

Lisboa: Carmelinda Maria dos Santos Pereira

Portalegre: Joaquim Maria Nicau Castanho

Porto: Joaquim António Costa Franco Pagarete

Santarém: Carlos Alberto Araújo Melo

Setúbal: Helena Augusta Fortuna Wallis de Carvalho

--------------------------------------

Partido Popular Monárquico (PPM)

Aveiro: Fábio Reis Fernandes

Beja: António Joaquim Abambres Carneiro

Braga: Manuel Maria Beninger Simões Correia

Bragança: Manuel Maria Sampayo da Câmara de Mello Vaz de Sampayo

Castelo Branco: Pedro Miguel Lourenço Dias Martins

Coimbra: Informação não disponibilizada

Faro: José Manuel Roque Vieira Santiago

Guarda: Manuel Maria Beninger Simões Correia

Leiria: Valdemar Pedro Cabral Camara Almeida

Lisboa: Valdemar Pedro Cabral Câmara Almeida

Portalegre: Andreia Sofia Tobar Napita

Porto: Paulo Corte-Real Correia Alves

Santarém: Valdemar Pedro Cabral da Câmara de Almeida

Setúbal: José Jorge Moniz da Assunção Andrade

Viana do Castelo: Manuel Maria Beninger Simões Correia

Vila Real: Manuel Maria da Câmara de Melo Vaz de Sampayo

Viseu: Manuel Maria Beninger Simões Correia

Açores: Paulo Jorge Abraços Estevão

Madeira: Duarte Nuno Pereira Rodrigues

Europa: Valdemar Pedro Cabral da Câmara Almeida

Fora da Europa: Informação não disponibilizada

------------------------------------

Partido Pró Vida

Aveiro: Bruno Miguel dos Santos Cardoso, de 30 anos, é advogado estagiário.

Braga: Leonardo Cunha da Silva, de 52 anos, é professor. É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi professor de história de 1988 a 1999 e Presidente da Delegação distrital de Braga da ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, de 1999 a 2007. Foi mandatário nas presidenciais em 2005 e 2011 pela candidatura do Professor Doutor Luís Botelho Ribeiro e também nas legislativas de 2009 pelo PPV por Braga

Castelo Branco: Vera de Abreu Coelho, de 65 anos, é médica. Foi, em 1976, fundadora do Movimento "Amor e Vida". Participou também em várias acções contra o aborto e a defesa da dignidade da mulher.

Coimbra: Vasco Nuno Botelho Ribeiro, de 40 anos, é advogado. Licenciou-se em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi professor na Faculdade de Economia do Porto, mas actualmente, é professor no Instituto Superior de Serviço Social do Porto.

Évora: Luísa Maria Mendes Fadista, de 51 anos, é educadora de infância e trabalha no Agrupamento de Escolas do Concelho de Alvito há 26 anos. Está neste momento a terminar uma pós-licenciatura em comunicação educacional e gestão da informação. Desde os tempos de liceu que participa em movimentos a favor da vida e contra o aborto. Esta é a sua primeira experiência na politica, onde quer marcar pela diferença.

Faro: Maria das Dores Vasconcelos Soares de Oliveira, de 59 anos, é tradutora, pela Escola Superior de Tradutores e Intérpretes do I.S.L.A. em Lisboa. Em 1985, aprofundou os conhecimentos de língua alemã em Ludwigsburg, Alemanha, com uma bolsa de estudo através do Goethe Institut. Exerce a profissão de tradutora das línguas alemã e inglesa, tendo-se especializado na área de tradução técnica. É activista dos direitos humanos / pro-Vida desde 1998. Apoiou e colaborou com o movimento "Vida Norte" por ocasião do primeiro referendo ao aborto, em que o "Não" foi vencedor. Identifica-se com o PPV "Portugal pro Vida", assumindo um carácter político no seu combate pelo direito humano à vida.

Guarda: Carlos Fernando Varandas Nunes, de 42 anos, é Funcionário Publico. É licenciado em Administração e Recursos Humanos e pós graduado em Higiene e Segurança no Trabalho, sendo ainda Mestrando em Ciências Políticas. Iniciou a sua carreira politica com apenas 17 anos na Juventude Social Democrata, onde executou 3 mandatos como Presidente da Concelhia. Deixou o PSD em 1998 e desfiliou-se em 2008 por não se rever nesse partido. Aderiu ao PPV em 2009, correndo nas legislativas desse ano. É parte da estrutura do partido como Vogal da Direcção.

Leiria: Rodrigo Guedes Simas Faria de Castro, de 34 anos, é médico dentista. Sem experiência política, esteve bastante empenhado nos referendos sobre o aborto e nos movimentos/associações que se fundaram a partir daí.

Lisboa: Luís Filipe Botelho, de 43 anos, é professor universitário. Ingressou na Universidade de Aveiro, onde se licenciou em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações. Foi presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro e pioneiro do movimento das tunas e do traje académico. Doutorou-se em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Aveiro. Desde 1997 exerce funções de professor auxiliar no Departamento de Electrónica Industrial da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Porto: Hélder Fernando Alves de Sousa, de 32 anos é advogado, com licenciatura em direito pela Universidade Lusíada do Porto. Iniciou a carreira política no PPV, sendo dos elementos fundadores do partido. Faz actualmente parte da direcção política nacional do partido.

Setúbal: Paulo Jorge Maia Caldeira Rosa, de 44 anos é ministro de culto. É licenciado em Teologia pela Aliança Evangélica/Instituto Bíblico Português. Não tem experiência política, visto que é um candidato independente, convidado pelo Portugal Pró Vida.

Viana do Castelo: João José Oliveira da Cruz, de 31 anos, é empresário. Tem o 12º ano de escolaridade e iniciou a carreira politica nas eleições legislativas de 2009.

-----------------------------------------

Partido da Terra (PT)

Açores: Manuel Moniz

Aveiro: Daniel Santos, de 38 anos, é técnico profissional de informática. Foi empregado de armazém e chefe de escritório de uma empresa de construção civil. Actualmente é funcionário de uma multinacional de aços.

Beja: Catarina Martins, de 39 anos, é profissional na área dos vinhos. Filiou-se no Partido da Terra e integra o grupo de apoio aos deputados municipais do Partido da Terra na Assembleia Municipal de Lisboa.

Braga: Ana Isabel Abreu

Bragança: Paulo Trancoso, é produtor e distribuidor de cinema e televisão, da empresa que fundou: Costa Castelo Filmes. É Secretário Geral e um dos fundadores do Partido da Terra. Assumiu funções de presidência entre 2002 e 2009. Actualmente é também presidente do conselho nacional do MPT na estrutura do partido.

Castelo Branco: Maria Gorete Martins

Coimbra: António Arruda, de 64 anos, é reformado. Tem o curso de Técnico de Turismo do Instituto de Novas Profissões, por Coimbra. Foi um dos fundadores da Secção Filatélica da Associação Académica. Ingressou na politica no PPM onde pertenceu ao Directório, Presidente da concelhia de Lisboa e da Regional de Lisboa, membro do Conselho Nacional e da Comissão Executiva. Durante o tempo da Aliança Democrática fui Deputado Municipal em Lisboa. Em 1993 foi convidado a entrar para o MPT onde desde 2000 pertence à Comissão Politica, durante 3 anos foi vice- presidente e actualmente desempenha funções de Deputado Municipal em Lisboa.

Évora: Vasco Santos

Faro: Paulo Rosário Dias, de 27 anos, é técnico de construção civil e é licenciando em Ciências Sociais com especialização em ciências Políticas e Administrativas. É membro do Conselho Nacional do Partido da Terra e coordenador regional do MPT no Algarve desde 2009. É também representante regional do Instituto da Democracia Portuguesa (IDP).

Guarda: Adelino Figueira é engenheiro. Foi coordenador de concurso de uma empresa agrícola e chefe de equipa do cadastro geométrico da propriedade rustica no Instituto Geográfico e Cadastral. Desde 1978 a 2001 foi técnico dos Ministérios da Industria e da Economia na qualidade de engenheiro técnico.

Leiria: Marco Quelhas, de 55 anos, é autor, compositor, interprete e produtor. Formou, em 1989, a banda "Karamuro". Venceu dois Festivais RTP da Canção. Foi por várias vezes galardoado com prémios de publicidade, atribuídos pelo Intervoz, como o melhor spot do ano. Compôs e produziu para uma vasta plateia de artistas portugueses desde "Dulce Pontes" a peças de bailado, genéricos de televisão, documentários, spots e gingles de rádio, etc. Em 2001 cria a sua própria Editora, a "Sete Vidas" com estúdios de gravação. Em 2007 recebe uma Menção Honrosa da "Billboard Magazine" como um dos compositores seleccionados em todo o mundo, com "Anel de Fogo" que composição original.

Lisboa: Pedro Graça

Madeira: João Gonçalves, de 56 anos, é Presidente do MPT-Madeira. Foi dirigente sindical, desportivo e cultural durante 15 anos. Foi também deputado regional de 1992 a 1996 e de 2000 a 2006 pelo Partido Socialista; de 2007 a 2009 efectuou as mesmas funções mas pelo MPT.

Portalegre: Maria João Nogueira

Porto: John Baker

Santarém: Eduardo Sant'Ana é cantor, prestes a completar 23 anos de carreira. Actua frequentemente em Portugal e nas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Prestes editar mais um trabalho discográfico pela sua editora Espacial, aceita agora o desafio feito pelo Partido da Terra.

Setúbal: Fernando Marques

Viana do Castelo: José Aníbal Gomes, de 50 anos é Técnico Superior de Administração e adjunto de Direcção numa empresa do sector energético. Está ligado a várias instituições de solidariedade social, a nível regional e nacional.

Vila Real: Maria de Lurdes Ribeiro

Viseu: António Laires, é Coronel da Guarda Nacional Republicana, na situação de reforma. É licenciado em Economia, pelo Instituto Superior de Economia, Universidade Técnica de Lisboa, com uma pós-graduação em Gestão Financeira, Instituto Superior de Gestão, Lisboa. Cumpriu serviço militar obrigatório (de Agosto de 1963 até Março de 1967) com uma passagem de 26 meses na Guerra Colonial em Angola, como Comandante de Pelotão. Em Outubro de 1967, ingressa na Guarda Nacional Republicana, passando a fazer do seu Quadro Permanente. Foi Coordenador da segurança da Assembleia da República e Residência Oficial do 1.º Ministro e subdirector da Direcção Geral de Viação. Recentemente foi Juiz Militar da 1.ª e 2.ª Varas Criminais do Tribunal Criminal de Lisboa (Boa-Hora).

Europa: António Ferro, de 47 anos, é controlador de tráfego aéreo. É também funcionário de uma organização internacional (Eurocontrol) desde 1988, da qual Portugal é Estado Membro.

É ainda membro efectivo da Comissão Executiva do mais importante Sindicato Belga (Union Syndicale) e membro da Comissão Central de trabalhadores do Eurocontrol, sendo representante do pessoal junto do Conselho de Administração

Fora da Europa: Maguiline Figueira

-----------------------------------

Partido Trabalhista Português

Aveiro: Luís Pedro Ventura Bravo

Beja: Manuel Henrique Silvestre Contreiras

Braga: Ilda Virgínia Rodrigues Dias

Bragança: Tarcísio Augusto Pontes

Castelo Branco: António José de Jesus Pombo

Coimbra: José Oliveira Vilela

Évora: Emílio Ramos Alves

Guarda: Catarina Eufémia Salvado Pombo

Leiria: Elsa Maria Carvalheiro da Cruz

Lisboa: Amândio Cerdeira Madaleno

Portalegre: Custódia Vitória Perdigão Bengalinha Espadinha

Porto: Paulo Patrício Gomes da Silva Reis

Santarém: António Carlos da Costa Andrade

Setúbal: José Manuel Rosa Pires Gravanita

Vila Real: António José Lemos de Sousa

Viseu: José Manuel Matias Pinto

Açores: Nuno Emanuel de Matos Augusto

Madeira: José Manuel da Mata Vieira Coelho

Europa: Carminda da Silva Rodrigues

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG