Partidos sem assento parlamentar com direito a debates e entrevistas

A RTP, SIC e TVI anunciaram na quinta-feira que no âmbito da cobertura pré-eleitoral para as legislativas terão debates e entrevistas envolvendo também os partidos sem assento parlamentar.

Em nota enviada pelos três canais, é dito que "no âmbito da cobertura jornalística de pré-campanha e da campanha eleitoral, os três canais de televisão acordaram também realizar um conjunto de entrevistas e um debate entre representantes de partidos sem assento parlamentar".

Desse modo, "cada canal tem previsto realizar sete entrevistas com representantes dos sete partidos que concorrem a um número significativo de círculos eleitorais nas eleições de 5 de Junho", informam os canais televisivos.

Além dessas entrevistas nos três canais generalistas, a RTP 1 realizará um debate com os representantes desses partidos e a RTP2 tem programada a realização de entrevistas aos representantes dos partidos "com e sem assento parlamentar, estes independentemente do número de círculos eleitorais a que concorram".

No seu conjunto, os quatro canais generalistas pretendem realizar dez debates com líderes dos partidos com assento parlamentar, sendo três na RTP, quatro na SIC e três na TVI; um debate na RTP1, entre representantes dos sete partidos sem assento parlamentar, que concorrem a um número significativo de círculos eleitorais: 21 entrevistas distribuídas pelos três principais canais de sinal aberto e 19 entrevistas na RTP2.

A nota dos canais surge depois de uma reunião decorrida esta semana entre os directores de informação das estações e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), depois de críticas ao modelo dos debates da parte de partidos sem assento parlamentar como o PCTP/MRPP e o MEP.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG