19 maio 2011 às 01h41

Debate entre pequenos partidos marcado por incidente

Críticas ao despesismo público e à ajuda internacional a Portugal pontuaram na noite desta quarta-feira o debate eleitoral na RTP1 entre sete partidos sem assento parlamentar, marcado igualmente por altercações entre os candidatos José Manuel Coelho (PTP) e Garcia Pereira (PCTP/MRPP).

Lusa

[youtube:K6Fskrzo7cY]

Já depois de lhe ter sido dada pela primeira vez a palavra, e enquanto outros candidatos falavam, José Manuel Coelho ostentou a faixa "Não Podem Calar o Povo", obrigando a moderadora do debate a fazer intempestivamente um intervalo depois de Garcia Pereira ter ameaçado sair do estúdio em protesto contra o "circo" montado pelo candidato do Partido Trabalhista Português (PTP).

"O senhor é um provocador, não perturba mais o debate. Não vim para uma palhaçada", vociferou, na segunda parte, o candidato do PCTP/MRPP às legislativas de 05 de Junho, após José Manuel Coelho ter indignado José Pinto Coelho (Partido Nacional Renovador) quando criticou as suas "bacoradas": a defesa do nacionalismo e da saída de Portugal da União Europeia e da moeda única.

À parte o incidente com José Manuel Coelho, o debate foi pontuado por críticas ao Governo PS, apontado como responsável da crise, ao despesismo com institutos e fundações e à ajuda financeira externa a Portugal.

Foi igualmente criticada a pouca oportunidade dada aos pequenos partidos para expressarem publicamente as suas ideias e propostas.

No debate participaram ainda os candidatos Paulo Estevão (Partido Popular Monárquico), Rui Marques (Movimento Esperança Portugal), Pedro Quartin Graça (Movimento Partido da Terra) e Paulo Borges (Partido pelos Animais e pela Natureza).