Miguel Portas: Passos tem "coluna vertebral de um caracol"

Miguel Portas, eurodeputado pelo Bloco de Esquerda, disse esta manhã na Antena 1 que o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, tem "a coluna vertebral de um caracol".

"Pedro Passos Coelho decidiu vir a Bruxelas para explicar aos seus pares porque é que tinha chumbado o PEC [Plano de Estabilidade e Crescimento], que é o primeiro chumbo de um PEC na União Europeia e portanto não é uma explicação fácil para os partidos de direita. O que é certo é que ele veio cá para explicar isto e levou três puxões de orelhas: um puxão de orelhas de Angela Merkel, um puxão de orelhas de Durão Barroso e um puxão de orelhas de Jean-Claude Juncker, o presidente do Eurogrupo", disse Miguel Portas no debate do programa "Conselho Superior" desta manhã, na Antena 1.

"Num dia, ele [Pedro Passos Coelho] derrubou um governo em nome de um programa de austeridade com o qual dizia não concordar e exactamente no dia seguinte vem a Bruxelas dizer que assume todos os compromissos que foram assumidos pelo primeiro-ministro. Vamos lá ser práticos: nós estamos perante alguém que tem aquilo a que se poderia chamar a coluna vertebral de um caracol", acusou Miguel Portas.

O eurodeputado do Bloco de Esquerda não se ficou pelas críticas, dizendo que esta situação "não faz sentido nenhum" e chamando a Pedro Passos Coelho "um farsola".

O primeiro-ministro, José Sócrates, apresentou na quarta-feira a demissão ao Presidente da República por considerar que ficou sem condições para governar, depois de o Parlamento ter aprovado resoluções de rejeição de toda a oposição ao chamado PEC 4 proposto pelo Governo. Pedro Passos Coelho, presidente do PSD, principal partido da oposição, esteve ontem no Conselho Europeu para justificar o chumbo do PEC aos representantes do Partido Popular Europeu.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG