Risco de explosão num segundo reactor em Fukushima

O operador de uma central nuclear do nordeste do Japão revelou que um segundo reator estava a dar sinais de problemas, havendo risco de explosão, avançou a agência noticiosa France Presse.

A companhia Tokyo Eletric Power (Tepco) informou tratar-se do reactor número três da central Fukushima N.º 1, situada a 250 quilómetros a norte de Tóquio. "Todas as funções para manter o nível do líquido de refrigeração estão a falhar", declarou um porta-voz da empresa.

A notícia surge várias horas depois de as autoridades japonesas terem aumentado para 20 quilómetros o raio da zona evacuada em torno da central nuclear de Fukushima, danificada pelo violento sismo que devastou o nordeste do país na sexta-feira.

Esta precaução suplementar, ordenada pelo gabinete do primeiro-ministro, foi tomada na sequência de uma explosão que destruiu um edifício que albergava o reator número um da central Fukushima. Quatro empregados ficaram "ligeiramente feridos" devido à explosão, que terá ocorrido segundo a televisão pública NHK às 15:36 locais (6:36 em Lisboa).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG