Barack Obama saúda promessa de retorno a um poder civil

O Presidente norte-americano, Barack Obama, saudou hoje a promessa feita pelo exército egípcio de uma transição pacífica para um poder civil eleito.

"O Presidente [Obama] telefonou hoje a vários dirigentes estrangeiros para prosseguir as suas consultas com os homólogos sobre os últimos acontecimentos no Egipto", segundo o comunicado, que precisa que o Chefe de Estado norte-americano ligou ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, ao rei Abdallah da Jordânia e ao primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

Obama "saudou a mudança histórica operada pelos egípcios e reafirmou a sua admiração pelos seus esforços. Saudou igualmente o anúncio hoje feito pelo Conselho Supremo das Forças Armadas prometendo aos civis uma transição democrática e o respeito das obrigações internacionais" do Egipto, indica ainda o documento.

O exército, depositário do poder após a queda do Presidente Hosni Mubarak, prometeu hoje uma "transição pacífica" para "um poder civil eleito" e comprometeu-se a respeitar os tratados internacionais assinados pelo Egito, entre os quais os acordos de paz com Israel.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG