Angela Merkel dá aula de História sobre o muro de Berlim

A chanceler alemã, Angela Merkel, iniciou hoje a campanha eleitoral, ao dar uma aula de História. Ao mesmo tempo, assinalou os 52 anos desde o início da construção do muro de Berlim.

Angela Merkel começou a sua campanha eleitoral esta terça-feira, aniversário da construção do Muro de Berlim, ao dar uma aula de História numa escola secundária localizada na antiga zona comunista da Alemanha.

Merkel cresceu na zona comunista da Alemanha e decidiu partilhar com os jovens estudantes as recordações que guardou do dia em que as autoridades da Alemanha Oriental fecharam a fronteira. "Foi em 1961, o mesmo ano em que entrei na escola", disse Merkel, quando chegou à escola Heinrich Schliemann no distrito de Prenzlauer Berg.

"As minhas disciplinas preferidas eram as línguas, o Alemão e a matemática" referiu a chanceler, durante o diálogo que manteve com os alunos durante 45 minutos.

Esta foi a primeira vez que Merkel apareceu em público depois das curtas férias. A visita marcou o início da campanha para as eleições legislativas de 22 de setembro. Caso seja reeleita, será o seu terceiro mandato.

A presença da chanceler alemã na escola situada no antigo território da República Democrática Alemã (RDA) foi o momento com mais destaque no aniversário dos 52 anos do início da construção do Muro de Berlim.

Na manhã de 13 de agosto de 1961, as autoridades da Alemanha Oriental bloquearam as ruas, cortaram as ligações ferroviárias e começaram a construir o Muro que durante 28 anos dividiu a Alemanha. Só caiu a 9 de novembro de 1989.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG